Home Notícias Formatura do Pronatec
Formatura do Pronatec

Instituto Federal forma mais de 120 profissionais para Poços de Caldas e região

100_1048Na noite desta última sexta-feira, 05, concluintes dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofertados pelo IFSULDEMINAS – Câmpus Poços de Caldas receberam seus certificados durante cerimônia realizada no salão do Colégio Municipal. Os alunos participaram dos cursos realizados pelo Instituto Federal no CAIC e no Colégio Municipal: Auxiliar de Recursos Humanos; Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais; Organizador de Eventos; Auxiliar Financeiro; Balconista de Farmácia; Porteiro e Vigia; e Inglês Intermediário. No total, as capacitações formaram aproximadamente 130 novos profissionais para Poços de Caldas e região.

Fizeram parte da mesa solene o diretor-geral do Câmpus Poços de Caldas, Josué Lopes; representando todos os professores dos cursos, o professor do curso de Organizador de Eventos, Daniel Furtado; a supervisora pedagógica do Pronatec no Caic, Maria Angélica Del Sarto; e o coordenador adjunto do Pronatec, Lúcio Milan Júnior.

100_1039Durante a solenidade, todos puderam assistir ao Hino Nacional intepretado pelas alunas do curso de Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (assista aqui). As professoras Luciane Furtado; Raquel de Souza e Elizete da Silva ajudaram na entrega dos certificados.

Em seu discurso, o professor Daniel Furtado agradeceu principalmente pela disponibilidade e esforço dos alunos: “agradeço aos alunos que se dispuseram e escolheram estar com a gente”. Muito emociado, o diretor-geral do Câmpus, Josué Lopes, disse que, ao assistir ao Hino Nacional interpretado pelas alunas de LIBRAS, pôde ter certeza de que “o Instituto Federal está cumprindo com o seu papel”. “Já participei de inúmeras formaturas; nunca me emocionei tanto como hoje”, destacou.

A nova auxiliar de RH, Eliane da Silva, disse que o curso a está auxiliando a gerenciar os funcionários da loja de roupas e acessórias recentemente inaugurada por ela em Poços de Caldas. Ela salientou a qualidade dos professores e a atenção dada aos alunos. Jonas Gonçalves, que cursou “Balconista de Farmácia”, comentou que agora está mais interessado pela área e que seu currículo está mais valorizado. Afirmou que a capacitação o ajudou em casa também: “pude dar várias dicas de saúde para meus pais que sofrem de diabetes e hipertensão”. Alair José Fernandes, por sua vez, mencionou que pretende seguir na carreira de “Porteiro e Vigia”: “aprendi bastante, principalmente como tratar as pessoas e agir em situações difíceis”. Na opinião da nova intérprete em LIBRAS, Kelly Christina Reis, “o curso ajudou tanto na parte humana quanto profissional”.

Assista ao Hino Nacional intepretado pelas formandas de Libras:

Image folder specified does not exist!

Veja todas as fotos em nosso Facebook!

Fotos: Heliese Pereira
Texto: Daniel Aroni