Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Formatura do Integrado
Formatura do Integrado

Campus Poços forma primeira turma do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio!

IMG_2325Um clima de emoção e alegria tomou conta do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas na noite do último sábado, 23. Foi a cerimônia de colação de grau da primeira turma do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus. Dezessete formandos escreveram seus nomes na história da instituição como a primeira turma da modalidade integrado a se formar.

Fizeram parte da mesa de autoridades o reitor do Insituto Federal, professor Marcelo Bregagnoli, o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, professor Josué Lopes, e os professores Mateus dos Santos (paraninfo da formatura), Helenice Queiroz (patronesse) e João Sérgio Fossa (homenageado).

IMG_2352Com salvas de palmas, os formandos foram recepcionados pelos familiares e amigos no auditório do Campus. Depois do hino nacional, o formando Raphael Martins fez o juramento universal dos cursos técnicos na companhia de todos os seus colegas de turma. Após a outorga de grau proferida pelo reitor do Instituto, a nova técnica em informática Iasmim Alves de Deus discursou em nome de todos os formandos. Em suas palavras, Iasmim destacou a trajetória de estudos e desafios até o tão sonhado dia da formatura. E agradeceu a atenção e empenho de todos os servidores na oferta de um ensino de qualidade: Nossos sinceros agradecimentos aos nossos professores, pelos ensinamentos, tanto escolares como para a vida. Pela motivação, pela dedicação. Se não fossem vocês, não teríamos chegado até aqui. Que vocês possam ser recompensados por tudo aquilo que fizeram por nós. Nós os amamos! Gostaria de agradecer todos os servidores, pela amizade e pelo carinho conosco. Vocês são demais!”

IMG_2382Depois de Iasmim, quem discursou foi o professor Mateus dos Santos, escolhido pelos formandos como o paraninfo da formatura. Mateus frisou a concorrência do Vestibular para o curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, o mais concorrido entre os cursos técnicos integrados em Informática do IFSULDEMINAS, e salientou o diferencial da formação técnica profissional escolhida pelos discentes: “essa opção de vocês resultou em uma das maiores riquezas que o ser humano pode ter: o conhecimento. Essa riqueza ninguém poderá tirar de vocês. Independente da carreira que vocês irão seguir, esse conhecimento seguirá com vocês. Em específico, como já disse para vocês em sala de aula, a computação está presente em tudo. Todas as demais áreas dependem de alguma forma (direta ou indiretamente) da computação. Sendo assim, a carreira que vocês irão seguir certamente terá alguma relação com computação. A diferença entre vocês e seus futuros concorrentes de área será a formação técnica que vocês possuem. Esse será um grande diferencial em suas carreiras”.

IMG_2487Finalizados os discursos, os formandos entregaram algumas homenagens aos seus professores. Um dos momentos mais aguardados, a entrega dos diplomas aos formandos, foi acompanhado de muitas palmas e manifestações de alegria da plateia. Os formandos participantes da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) nos anos de 2013 e 2014 também receberam seus certificados e medalhas. Destaque para os alunos Guilherme Barbosa e Fernanda Tavares, que empataram em 82º lugar entre 9808 participantes na OBI 2013, recebendo por isso medalhas de bronze (Fernanda ainda ficou em 124º lugar entre 1685 participantes na OBI 2014) , e para o aluno Gabriel Modina, que recebeu uma medalha de prata por seu 39º lugar entre 9808 participantes da modalidade iniciação nível 1 da OBI 2013.

Em seguida, o reitor do IFSULDEMINAS, o professor Marcelo Bregagnoli fez seu discurso. Em sua fala, mencionou que, “depois de 2015, o Campus Poços de Caldas fincou sua bandeira”, apontando os esforços de toda a comunidade escolar e os grandes eventos institucionais realizados no Campus no ano passado como motivos para a consolidação do Campus. Com muita satisfação, Bregagnoli saudou os formandos, afirmando que “o ensino integrado é o nosso carro-chefe institucional”: “a integração da matriz curricular é um desafio. Seja na vida acadêmica ou profissional, vocês, alunos, levarão consigo uma formação cidadã e um compromisso com a sociedade. Vocês estão dentro de uma instituição federal que visa ao desenvolvimento regional”.

IMG_2538Encerrando a solenidade, o professor João Sérgio Fossa também foi surpreendido com um convite para discursar aos formandos. Muito emocionado com a surpresa, Fossa agradeceu o IF pelo acolhimento durante o tempo em que foi professor-substituto e citou o quão foi marcado pela turma que tinha acabado de se formar: “espero que vocês sigam suas vidas e nuncam deixem de estudar. Para onde forem, sempre levem esse brilho que vocês tem no olhar”.

Do lado de fora do auditório, os novos técnicos em Informática receberam o carinho e os abraços dos familiares e amigos. Vanessa Brunório, prima e madrinha do aluno Gabriel Rodrigues, disse que trouxe toda a família para prestigiar a formatura do afilhado: “É uma grande satisfação vê-lo se formar em uma instituição pública e federal. A gente fica muito feliz”.

Aprovados no Vestibular

IMG_2527Muitos dos agora ex-alunos da primeira turma do curso Técnico em Informática do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas já comemoram a aprovação no vestibular e a continuidade dos estudos na faculdade. Alguns foram aprovados nos cursos superiores do próprio Campus Poços de Caldas e outros em vestibulares da região e de outros estados.

Com a sensação de missão cumprida após a formatura no Ensino Médio e de gratidão pelo ensino de qualidade que teve no IF, Fernanda Tavares se prepara para iniciar seus estudos no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); ela foi aprovada em 6º lugar. Quem também comemora é a Vanusa Barbosa, que passou em Nutrição na Universidade Federal de Labras (UFLA): “é uma alegria muito grande se formar. Vou levar para sempre na memória o convívio com meus colegas de IF”. Gabriel Rodrigues vai para mais longe. Ele é o 1º colocado para o Bacharelado em Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul. Para ele, a qualidade do ensino e dos professores foi decisiva para sua aprovação no Vestibular.

 face_icone_transparenteConfira todas as fotos da formatura em nossa página no Facebook!

 

 

FORMANDOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

AFONSO BERRAUT CHIMINAZO

ANDRE FLORENTINO RIBEIRO

BRUNO HENRIQUE PERES

BRUNO PEREIRA VIEIRA SANTOS

ELEN CAROLYNE GONCALVES MOTA DINIZ

ELIZANDRA CRISTINA TEIXEIRA

EMILY VITORIA VITI CAETANI

FERNANDA MARTINS TAVARES

GABRIEL MODINA

GABRIEL RODRIGUES MARTINS MOREIRA

GABRIEL SOARES DE LIMA

GUILHERME BARBOSA CANDIDO

GUSTAVO LUIZ FIGUEIREDO DE PAULA

IASMIM ALVES DE DEUS

NADIA NOGUES DE ALMEIDA

RAPHAEL MIRANDA MARTINS

VANUSA CRISTINA BARBOSA

Fotos e texto: Daniel Aroni
Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
26/01//2016