facebooktwitter_2youtube

O que é ELITT
O Escritório Local de Transferência de Tecnologia - ELITT está ligado diretamente ao Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT da Pró-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Inovação. O NIT é definido na Lei de Inovação como sendo o núcleo ou órgão constituído por uma ou mais Instituição Científica e Tecnológica (ICT) com a finalidade de gerir sua política de inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. O NIT trabalha em conjunto com a pesquisa, o desenvolvimento, a ciência, a tecnologia e com as parcerias com a iniciativa privada.
 
MISSÃO
 
Constitui missão do NIT fortalecer o relacionamento do IFSULDEMINAS com a comunidade, envolvendo órgãos de Governo, empresas e demais organizações da sociedade civil, com o objetivo de criar oportunidades para que as atividades de ensino e pesquisa se beneficiem dessas interações e promover, como estratégia deliberada, a transferência do conhecimento em prol do desenvolvimento econômico, tecnológico e social do País.
 
HISTÓRICO
 
O NIT IFSULDEMINAS foi criado pela Resolução 075/2010, aprovada pelo Conselho Superior, que tratou de sua Criação e de seu Regimento Interno. O NIT tem como objetivos orientar e conduzir todos os trâmites legais, previstos nas legislações, como registro, concessão e manutenção dos direitos relativos à propriedade intelectual na esfera institucional. O NIT está inserido na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, lotada na Reitoria do IFSULDEMINAS, onde são executados todos os procedimentos internos para garantir a proteção dos produtos e, ou, processos aqui gerados, por meio dos pedidos de registro e proteção em órgãos governamentais competentes para cada área.
 
ATIVIDADES
 
O NIT do IFSULDEMINAS cuidará dos pedidos de depósito de Patentes, registros de Marcas, Desenhos Industriais, Cultivares, Programas de Computador e Direitos Autorais, produzidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, com as seguintes ações:
 
- Esclarecer à comunidade acadêmica o que deve ser seguido no tocante à proteção dos conhecimentos gerados;
- Estabelecer os procedimentos de rotinas necessários à proteção da Propriedade Intelectual;
- Redigir o Termo de Sigilo e o Contrato de Autores/Inventores, as cláusulas relativas à propriedade intelectual que devem constar nos Contratos de Transferência de Tecnologia, nos Convênios e Contratos firmados entre o IFSULDEMINAS e outras instituições públicas ou privadas.
 
Competências mínimas do NIT (Art. 16 Lei de Inovação):
 
- Zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à inovação;
- Avaliar e classificar os resultados decorrentes de atividades de pesquisa;
- Opinar pela conveniência e promover a proteção das criações desenvolvidas na ICT;
- Opinar quanto à conveniência de divulgação das criações;
- Acompanhar o processamento dos pedidos de proteção da PI;
- Avaliar solicitação de inventor independente. 
 
Onde está inserido? - Prospecção interna de ativos tecnológicos
  
• Transferência de tecnologia - Patentes, softwares, cultivares, desenho industrial e outras modalidades de PI;
- Prospectar empresas com potencial interesse nas tecnologias disponíveis;
- Atender empresas que procurem os pesquisadores ou o NIT;
- Apoiar e orientar os pesquisadores que já tenham parceria com empresas;
- Formular e adotar modelos de contratos;
- Analisar e organizar o portfólio de tecnologias da ICT e definir estratégias de comercialização; Avaliar e valorar suas tecnologias;
• Disseminação da cultura de PI e de inovação 
• Incubadora e empresa júnior