Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Domingo, 20 de Janeiro de 2019, 14h48 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2023, 12h40 | Acessos: 988

Projetos de Pesquisa e Extensão

Nesta página, você terá acesso aos diversos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.

Bolsas e Projetos 2023

Resumo de todas as bolsas, projetos e editais de 2023.

Resultados da Extensão

Informações sobre egressos, bolsistas, cursos FIC, projetos e Programa Jovem Aprendiz.

 

Conheça melhor alguns projetos do IFSULDEMINAS!

 Mapeamento da Produção Orgânica

WhatsApp Image 2022 03 12 at 18.19

- Descrição: O projeto tem como objetivo levantar e mapear a produção orgânica e agroecológica do Sul de Minas Gerais, focando nos SPGs - Sistemas Participativos de Garantia, tanto OPAC - Organismo Participativo de Acreditação e Certificação quanto OCS - Organização de Controle Social. O projeto tem bolsistas e voluntários dos cursos de Licenciatura em Geografia, Engenharia da Computação e Bacharelado em Administração.

- Coordenador: Sérgio Pedini.

- Currículo Lattes do coordenador: http://lattes.cnpq.br/0315861888736479

- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Link do projeto: https://geplan.org/planejamento-ambiental/#prod-organicos


Yoga no IF

yoga

Descrição: Aulas semanais de Yoga, via internet, em dias e horários específicos.


• Realização de exercícios físicos (Asanas), respiratórios (Pranayamas), relaxamento (Yoga Nidra) e Meditação com os participantes, durante as aulas.
• Gravação e disponibilização de aulas de Yoga em vídeo para os participantes da sala de aula do Google – IF de Bem com a Vida.

Coordenador: Rony Mark da Silva.

- Currículo Lattes do coordenador: http://lattes.cnpq.br/1967765626131653

- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 

Oficina de Atividades Lúdicas para Idosos

ludicas

- Descrição: O objetivo deste projeto é oferecer oficinas de atividades lúdicas para as idosas acolhidas do Asilo São Vicente de Paulo - Associação das Damas de Caridade. As oficinas semanais têm duração de uma hora e, neste período, as idosas realizam atividades lúdicas que estimulam a memória, concentração, raciocínio, dentre outras habilidades.

Através das oficinas, espera-se contribuir para retardar o declínio das habilidades cognitivas decorrente da idade, além de promover o lazer e a socialização das idosas.

- Coordenadora: Elenice Aparecida Carlos.

- Currículo Lattes do coordenador: http://lattes.cnpq.br/3626763637901906

- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link de notícia sobre o projeto


 

Desenvolvimento de sistema de monitoramento de estados mentais, visando à redução de acidentes de trabalho e/ou ao aumento da produtividade e aprendizado

- Descrição: Estados mentais, como fadiga, sonolência, foco e atenção são importantes de serem monitorados para que se possa buscar a máxima efetividade dos usuários durante a execução de alguma tarefa diária. Com o avanço tecnológico dos últimos anos, novas áreas de pesquisa são descobertas enquanto outras avançam. Uma delas é a neurociência educacional.

O cérebro é composto por neurônios que se comunicam por meio de sinapses nervosas, constituídas de reações eletroquímicas e esses impulsos podem ser captados por certos equipamentos. O objetivo é usar alguns equipamentos com esse poder de captação para podermos monitorar os estados mentais, visando a redução de acidentes de trabalho.

O desenvolvimento do protótipo dessa pesquisa tem como objetivo a criação de um produto capaz de receber um feedback em uma interface de fácil uso, através de dados captados pelo usuário, para saber se o mesmo está apto para a atividade que está executando.

- Coordenador: Rodrigo Lício Ortolan.

- Currículo Lattes do coordenador: http://lattes.cnpq.br/9914528665130445

- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 

Inclusão 4.0: Introdução ao Mundo da Economia 4.0

4.0

- Descrição: Com a revolução 4.0, novos postos de trabalho serão abertos, enquanto outros  que, normalmente demandam trabalho repetitivo e força física, serão substituídos por máquinas ou robôs. Neste contexto, é fundamental o empoderamento do conhecimento e estudo das técnicas que envolvem a indústria 4.0, para enfrentar os desafios nesta nova era tecnológica. A inclusão, dos participantes desta proposta no mundo da economia 4.0 será realizada por meio da oferta de um curso com forte viés prático, utilizando a técnica da Aprendizagem Criativa por meio de Metodologias Ativas como: Aprendizagem Personalizada, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizado Mão na Massa (Hands On).

O Curso abordará conceitos e técnicas da Revolução 4.0 de maneira que o aluno possa implementar dispositivos com IoT (Internet das Coisas), controlados por smartphones, desenvolver protótipos com impressora 3D e CNC, se envolver com conceitos de Robótica e Inteligência Artificial, além de implementar um projeto proposto pelo próprio aluno, para atender alguma demanda definida pelo mesmo.

Além disso, serão abordados Competências Emocionais (Soft Skils), Planejamento Estratégico e Criatividade, bagagem extremamente importante no mundo do trabalho atual, somados às Competências Técnicas (Hard Skils). Serão trabalhados também conceitos de Metodologia Científica para que os alunos possam elaborar a proposta do seu projeto antes de implementá-lo. Serão selecionados estudantes com deficiência física da cidade de Poços de Caldas e região, que tenham capacidade cognitiva e movimento de membros superiores preservados, até a quantidade de 18 alunos. Caso as vagas não sejam preenchidas, serão selecionados estudantes do próprio IFSULDEMINAS até completar 18.

- Coordenador: Rodrigo Lício Ortolan.

- Currículo Lattes do coordenador: http://lattes.cnpq.br/9914528665130445

- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link do edital de seleção: https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/edital/edital-extensao/3854-edital07-2022-curso-economia4

Link do PPC do Curso: https://docs.google.com/document/d/1AVrxM7Az8rslQV_7vmQ_BjFsyRSFLp0PJ2iS3W7N6lU/edit#


 

G-DAI.... me ajude!

gdai

A astronomia é considerada a mais antiga das ciências. A observação do céu foi uma das primeiras atividades de caráter especulativo do ser humano, ainda em seu estágio nômade. Esse interesse pelos astros se deu principalmente pela necessidade de medir o tempo e definir as direções no espaço. O estudo da astronomia, mesmo que seus conceitos básicos, pode contribuir tanto para o ensino-aprendizado das ciências básicas, quanto para a formação de caráter do aprendiz.

Além disso, tornar o estudante protagonista em seu aprendizado desperta no mesmo o interesse pelo conhecimento. Assim, este projeto tem por objetivo levar conceitos de Astronomia, Cosmologia e Astronáutica para a comunidade externa ao campus, por meio um ambiente onde serão postadas respostas, em forma de vídeo, a perguntas enviadas pela comunidade externa. Os vídeos serão desenvolvidos de maneira lúdica e tão curtos quanto possível para que sejam atrativos. As perguntas poderão ser encaminhadas por crianças, jovens, adultos ou idosos. Porém, as respostas serão organizadas de maneira que mesmo quem não tenha conhecimento algum sobre o tema possa compreendê-las.

- Coordenador: Rodrigo Lício Ortolan.

- Currículo Lattes do coordenador:http://lattes.cnpq.br/9914528665130445

- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link site G-DAI: https://cdpc.pcs.ifsuldeminas.edu.br/gdai
Link canal G-DAI: https://www.youtube.com/channel/UC3aM8LVfvsYP__1878LFvDQ
Playlist do G-DAI... Me ajude:https://www.youtube.com/watch?v=pw2vAK9Yht8&list=PLHZJLHNukquM-OFrDyi751rvgebQ2wJwV&index=1


 

Calendário Social no Cotidiano Escolar

calendário social

Implantado em 2016 no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o projeto de extensão “Calendário Social no Cotidiano Escolar” busca valorizar, através de ações socioeducativas, o respeito à diversidade humana e à diversidade de ideias. Coordenado pelo assistente social do campus, Fábio Geraldo de Ávila, com a participação e apoio de servidores e alunos, o projeto já realizou diversas atividades, como palestras, oficinas, capacitações, apresentações artísticas e exposições com temas transversais e interdisciplinares, voltadas tanto para a comunidade escolar quanto para a comunidade externa.

- Coordenador: Fábio Geraldo de Ávila.

- Currículo Lattes do coordenador: http://lattes.cnpq.br/5555689965117482

- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Link de notícia sobre o projeto


Mobilização socioambiental de moradores dos bairros Jardim Kennedy II e Parque Esperança para uso de áreas públicas com hortas urbanas e compostagem

hortas

Utilizar áreas públicas cultiváveis, e que estavam em desuso, para a capacitação e conscientização de moradores a respeito do plantio e cultivo de hortas urbanas. Esse é um dos objetivos do projeto de extensão intitulado “Mobilização socioambiental de moradores dos bairros Jardim Kennedy II e Parque Esperança para uso de áreas públicas com hortas urbanas e compostagem”, iniciado pelo IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Aprovado pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do IFSULDEMINAS (NIPE), a iniciativa também busca incentivar práticas agroflorestais para a produção de alimentos saudáveis, com a inclusão de técnicas de compostagem de resíduos orgânicos para a transformação em adubo e reutilização nas hortas dos bairros. 

- Coordenador: Fábio Geraldo de Ávila.

- Currículo Lattes do coordenador: http://lattes.cnpq.br/5555689965117482

- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Link de notícia sobre o projeto

Fim do conteúdo da página