Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 19h23 | Última atualização em Terça, 22 de Janeiro de 2019, 13h44 | Acessos: 1176

Cursos ofertados na modalidade FIC em 2014

Educação Inclusiva: Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem Linguísticos e Aritméticos

Objetivos

O curso a ser ofertado tem como objetivo fazer com que seus concluintes sejam capazes de:
a) Identificar alunos propensos a desenvolver déficits de aprendizagem linguísticos e aritméticos;
b) Diferenciar os fatores que caracterizam dificuldades de aprendizagem dos aspectos que indicam suspeitas de transtornos de aprendizagem;
c) Utilizar instrumentos psicopedagógicos que auxiliam na identificação de dificuldades e de transtornos de aprendizagem;
d) Desenvolver atividades de ensino com vistas a sanar dificuldades de aprendizagem linguística e aritmética;
e) Elaborar estratégias de ensino que visam a minimizar efeitos decorrentes de transtornos de aprendizagem linguístico e aritmético;
f) Orientar, com firme aporte teórico e prático, os alunos e seus responsáveis sobre a significância e a representatividade tanto de uma dificuldade quanto de um transtorno de aprendizagem no que tange à trajetória de vida do sujeito.
g) Analisar a configuração do cotidiano escolar de forma a considerar a analisar os sujeitos envolvidos no complexo de relações presentes no ato de educar no ambiente escolar.

Público-alvo
O curso ora proposto se destina a docentes da educação básica, a psicólogos, a pedagogos, a psicopedagogos e a graduandos em tais áreas.
Periodicidade: As aulas acontecerão duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 18:30h até 22:00 horas. Carga horária: 130h.
Local: As aulas acontecerão no IFSULDEMINAS – Câmpus Poços de Caldas, situado na Rua Dirce Pereira Rosa, 300, bairro Jardim Esperança, Poços de Caldas, MG.
 

Notícias

Volta às aulas no Câmpus Poços conta com nova turma de curso técnico e início de curso FIC


Gestão Cultural

Objetivos

Este curso tem por objetivo preparar e orientar seus integrantes na produção e formatação de projetos culturais, apresentando técnicas de planejamento, gestão, Leis de Incentivo a Cultura e noções gerais de gerenciamento e desenvolvimento de projetos. O curso pretende ainda abordar princípios administrativos, noções de legislação voltadas para a cultura, noções de comunicação e marketing cultural. Dessa maneira, objetiva preparar os estudantes para planejar e programar as atividades administrativas de organizações públicas e privadas, cuja atuação esteja relacionada com a área cultural. A formação contempla também a participação nos processos de criação, formulação e implementação de projetos culturais, para artistas ou grupos de profissionais ligados à cultura, auxiliando-os na captação de recursos e no gerenciamento de todos os processos administrativos relacionados aos projetos.

Público-alvo: O curso FIC em Gestão Cultural é voltado para artistas, agentes e produtores culturais. estudantes e acadêmicos das áreas de comunicação, administração, marketing, artes e turismo. Profissionais de marketing, turismo e RH. Gestores públicos da área da cultura e artes. Jornalistas e publicitários.
Periodicidade: Uma vez por semana, aos sábados, matutino e vespertino. Carga horária: 116h.
Local: As aulas acontecerão no IFSULDEMINAS – Câmpus Poços de Caldas, situado na Rua Dirce Pereira Rosa, 300, bairro Jardim Esperança, Poços de Caldas, MG.
 
 
Notícias

Gestão de Políticas Públicas Municipais

Objetivos

Objetivo Geral
O objetivo principal é capacitar intelectual, política e tecnicamente, os sujeitos para a participação direta ou indireta na gestão pública municipal, por intermédio dos mecanismos institucionais, organizacionais, administrativos, jurídicos e políticos na formulação, controle e execução das Políticas Públicas Municipais.

Objetivos Específicos
- Capacitar pessoas que atuam ou desejam atuar junto a Conselhos Municipais nas várias áreas: Conselho Tutelar, entidades e movimentos sociais ou outras instâncias e organizações da sociedade civil ou órgãos públicos.
- Oferecer instrumentais teóricos, práticos e metodológicos para conhecimento, análise, acompanhamento, formulação e execução de ações, funções, projetos e programas relacionadas às políticas públicas municipais.

Público-alvo: O curso FIC em Gestão de Políticas Públicas Municipais é voltado para:

  • Estudantes e interessados em Políticas Públicas e Gestão Pública local;
  • Voluntários e profissionais que atuam em entidades e organismos sociais;
  • Militantes em movimentos sociais e organizações da sociedade civil, como Organizações Não Governamentais; Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP); Sindicatos e Corporações Profissionais; Associações de Moradores, Comerciais, Industriais, etc;
  • Cidadãos que atuam ou desejam atuar junto a Conselhos Municipais, Conselho Tutelar, Câmaras Setoriais, etc, ou que desejam pleitear cargos públicos eletivos;
  • Agentes sociais e comunitários dos diversos segmentos sociais.
Periodicidade: Aos sábados, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Carga horária: 132h.
Local: As aulas acontecerão no IFSULDEMINAS – Câmpus Poços de Caldas situado na Rua Dirce Pereira Rosa, 300, bairro Jardim Esperança.

Componentes curriculares

Notícias

Câmpus Poços de Caldas dá início a três novos cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada


Gestão Social


Objetivos

Este curso tem por objetivo preparar e orientar seus integrantes na produção e formatação de Projetos Sociais, apresentando técnicas de planejamento, gestão, Legislação e noções gerais de gerenciamento e desenvolvimento de projetos. O curso pretende ainda abordar princípios administrativos, noções de legislação voltadas para as demandas sociais. Dessa maneira, objetiva preparar os estudantes para planejar e programar as atividades administrativas de organizações públicas e privadas, cuja atuação esteja relacionada com a área Social.A formação contempla também a participação nos processos de criação, formulação e implementação de projetos para todos envolvidos em projetos de ONGs, OCIPS, auxiliando-os na captação de recursos e no gerenciamento de todos os processos administrativos relacionados aos projetos.

Público-alvo: O Curso FIC em Gestão Social é voltado para profissionais, voluntários, dirigentes do terceiro setor, estudantes e acadêmicos das áreas de psicologia, comunicação, pedagogia, administração, serviço social, gestores públicos da área social.
Periodicidade: As aulas ocorrerão uma vez por semana, aos sábados, nos períodos matutino evespertino. Carga horária: 116h.
Local: As aulas acontecerão no IFSULDEMINAS - Câmpus Poços de Caldas, situado na Rua Dirce Pereira Rosa, 300, Bairro Jardim Esperança, Poços de Caldas, MG.

Componentes curriculares

Notícias

Alunos de Gestão Social participam de palestra sobre empreendedorismo social

Alunos do curso FIC em Gestão Social visitam Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Glória

Câmpus Poços de Caldas dá início a três novos cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada


Fim do conteúdo da página