Home Notícias Noite de formatura
Noite de formatura

Em sessão solene, Instituto Federal forma 40 novos técnicos para Poços de Caldas e região

IMG_3695Nesse último sábado, 02 de abril, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Poços de Caldas realizou a formatura dos cursos técnicos subsequentes em Edificações, Eletrotécnica, Informática, Meio Ambiente e dos cursos técnicos em Multimeios Didáticos e em Secretaria Escolar. Ao todo, foram 40 novos profissionais formados para o mercado de Poços de Caldas e região. A cerimônia realizada no auditório do Campus foi prestigiada por alunos, servidores, familiares e amigos dos formandos.

A mesa de autoridades esteve composta pelo pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávilla Barbosa; o diretor-geral pro tempore do Campus Poços de Caldas, professor Thiago Caproni Tavares; o diretor-substituto de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus e paraninfo dos formandos do curso Técnico em Informática, professor Mateus dos Santos; o paraninfo, o patrono e o homenageado dos formandos do curso Técnico em Edificações, os professores Paulo César Domingues, Antônio Carlos Dias e Joel Torres; o patrono e o homenageado do curso Técnico em Eletrotécnica, os professores Rodrigo Lício Ortolan e José Paulo Figueiredo; e o homenageado dos formandos de Informática, o professor Robson Nogueira Tomas.

IMG_3708Após a aplaudida entrada dos formandos no auditório, a abertura oficial da cerimônia foi feita pelo diretor-geral pro tempore do Campus Poços de Caldas, o professor Thiago Caproni Tavares. Em sua fala, o professor Thiago fez seus agradecimentos ao professor Josué Lopes pela condução e direção do Campus durante o período em que os formandos realizaram seus cursos técnicos e aos servidores e familiares que participaram da trajetória dos estudantes. Thiago pediu ainda para os novos técnicos seguirem suas vidas sempre com otimismo e compromisso social: “apliquem todo o conhecimento, ciência e técnica aprendidos aqui para o bem estar comum, para a diminuição das desigualdades. Que vocês, estudantes recém-formados, sejam a força motriz da transformação da nossa cidade, da nossa região e, por que não dizer, do nosso país”.

Após a execução do hino nacional, o estudante David da Silva Beca fez o juramento universal dos cursos técnicos na companhia de todos os colegas formandos. Depois da outorga de grau proferida pelo pró-reitor de Extensão do Instituto, todos os formandos puderam, enfim, colocar seus capelos e ouvir os discursos de seus representantes de turma.

IMG_3755Em seu discurso, representando a turma de Edicações, o novo técnico José Augusto Vilas Boas agradeceu o apoio das famílias e a amizade dos colegas durante os dois anos de curso. Em especial, agradeceu os ensinamentos passados pelos professores: “se chegamos até aqui hoje, foi pela capacidade, perseverança e paciência de todos vocês, que acolheram nossas dúvidas e sempre tentaram nos mostrar a luz”.

O formando Ivair da Silva Filho foi quem discursou em nome da turma de Eletrotécnica. Ivair relembrou a trajetória de estudos, as amizades que se formaram e os momentos de diversão vivenciados: “nestes dois anos juntos, construímos amizades que tenho a certeza de que serão eternas, amizades verdadeiras, pois, é na dificuldade que se encontra verdadeiros amigos”.

Em seu discurso, a formanda do curso Técnico em Informática, Raquel Rodrigues Luiz, destacou os valores adquiridos ao longo do curso, o esforço para se formar e a responsabilidade advinda com a nova profissão: “são necessários o compromisso e a responsabilidade para com a profissão, para com a comunidade da qual fazemos parte, para com a instituição que nos preparou para este desafio constante, que nos faz sentir como profissionais vencedores e construtores de pontes entre o pensar e o fazer”.

IMG_3864O professor Mateus dos Santos discursou em nome de todos os docentes do Campus. Mateus salientou a importância do conhecimento técnico profissional conquistado pelos formandos: “o conhecimento é uma das maiores riquezas que o ser humano pode ter. Com ele, é possível criar, recriar, inovar e construir um mundo melhor. Isso só depende de vocês, pois o conhecimento não pode ser tirado de alguém; ele só precisa ser alimentado. O alimento disso é não parar de estudar”.

Depois dos discursos, houve a entrega das homenagens pelos formandos aos professores das turmas. Logo em seguida, os novos técnicos receberam das mãos de seus paraninfos, patronos e homenageados o tão sonhado diploma de curso técnico. Os formandos de Meio Ambiente, Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos receberam seus diplomas das mãos do diretor-geral pro tempore do Campus e do pró-reitor de Extensão do IFSULDEMNAS.

Encerrando a solenidade, o professor Cléber Ávilla Barbosa, que na cerimônia representou o reitor do IFSULDEMINAS, o professor Marcelo Bregagnoli, proferiu o seu discurso. O professor Cléber falou em motivação com os formandos: “muitas outras batalhas virão na trajetória de vocês. Hoje, vocês venceram uma muito importante. Confiem em vocês. As crises estão aí para serem superadas. Não vamos abaixar a cabeça e a autoestima. Desejo a vocês uma profícua carreira”.

cameraConfira todas as fotos da formatura em nossa página no Facebook!

Image folder specified does not exist!

Fotos e texto: Daniel Aroni
05/04//2016