Melhorias no campus

Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 15h49 | Última atualização em Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 10h43 | Acessos: 1736

Instituição promove melhorias no campus visando o melhor atendimento à comunidade escolar

Um campus com restaurante reformado, com mais placas fotovoltaicas instaladas, biblioteca equipada com sistema antifurto e mais uma sala de reuniões.

O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas iniciou o semestre com novidades. No último mês de janeiro, diversas melhorias foram executadas na infraestrutura da instituição durante o período das férias. As ações visaram o bem-estar, comodidade e um melhor acolhimento de todos os estudantes.

Confira algumas das mudanças que ocorreram neste período:

Sistema antifurto

Um sistema antifurto de materiais bibliográficos com tecnologia RFID foi instalado na Biblioteca do campus. Com essa tecnologia, a Instituição visa garantir a segurança do patrimônio de livros ao inibir a ação de furtos que possam ser praticados contra o seu acervo. O sistema acionará um alarme sonoro sempre que algum usuário tentar sair da biblioteca sem realizar o empréstimo no balcão de atendimento, evitando retiradas não autorizadas de seus livros.

Acesso por catracas eletrônicas

Outra novidade tem relação com o acesso que passa a ser operado por catracas eletrônicas. Os alunos para adentrarem no ambiente da biblioteca devem utilizar suas carteirinhas de identificação estudantil passando pelo leitor de códigos de barras da catraca, ou digitando seu número de RA, ou biometria. Já os servidores podem acessar com o crachá institucional, com seu número de SIAPE ou biometria. A instalação das catracas resultará na geração de relatórios estatísticos obrigatórios para o Ministério da Educação e auxiliar no planejamento das atividades e expansão da Biblioteca. Os relatórios demonstrarão com exatidão a quantidade de acessos na biblioteca feita pelos alunos, servidores e comunidade externa.

Ampliação do acervo

Em 2018 a Biblioteca adquiriu aproximadamente 2000 exemplares em atendimento às demandas dos cursos superiores de Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Ciências Biológicas e bacharelado em Engenharia de Computação. Ao todo, 107 mil reais foram investidos na ampliação do acervo.

Refeitório

O restaurante está sob nova direção e passou por reestruturações. A partir de agora, o acesso dos alunos nas catracas do restaurante é permitido com a utilização da carteirinha de estudante do Campus Poços de Caldas. Servidores e comunidade externa devem comparecer ao caixa e comprar seu bilhete de refeição do dia. Além disso, as paredes receberam nova pintura, ventiladores foram instalados e quadros passaram a decorar o ambiente. A refeição passa a valer R$ 7,95. O cardápio estará disponível semanalmente para consulta no portal institucional (acesse).

Instalação de placas fotovoltaicas

O Campus Poços de Caldas preocupado com a redução dos gastos com o consumo de energia elétrica, e dessa forma, manter o crescimento sustentável, instala mais 59 módulos de placas fotovoltaicas em frente à Biblioteca. São 24 módulos de um lado e 35 de outro. A escolha do local se deu em atenção à posição ideal para instalação das placas, face norte, dessa forma o gerador de energia solar produzirá mais energia. Além disso, os painéis servirão de estacionamento para os veículos oficiais e proporcionarão conforto térmico aos laboratórios de pesquisa. As placas foram adquiridas por meio do Projeto IFSolares, parceria entre o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e DME Distribuição S.A, sob coordenação dos professores Bruno Eduardo Carmelito e Ezequiel Junio de Lima.

Armários planejados

Os laboratórios de Eletrotécnica, Instalações Elétricas, Física, Química e Biologia receberam armários planejados com o intuito de otimizar a organização dos espaços. Para facilitar a entrega dos trabalhos pelos alunos, cada professor terá um escaninho à sua disposição. Os escaninhos estão localizados no pavimento térreo do Prédio Administrativo, ao lado da Copa.

Sala de reuniões

O campus recebeu uma segunda sala de reuniões com capacidade para 20 pessoas. A sala moderna e bem estruturada atende todas as necessidades e também proporciona conforto e comodidade, com vistas a tornar as reuniões mais produtivas.

Sistema de iluminação

A iluminação do campus também recebeu melhorias, com a troca das antigas lâmpadas por lâmpadas mais modernas e econômicas - LED.

WhatsApp Image 2019 02 08 at 16.18.25

Veja mais fotos!