Publicado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 16h59 | Última atualização em Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 14h05 | Acessos: 1493

Terno de Congo Nossa Senhora da Saúde faz apresentação para alunos e servidores do Campus Poços

A atividade visa a valorização da cultura popular, bandeira do projeto Diálogo dos Saberes

No mês de setembro o projeto Diálogo de Saberes, o qual visa a valorização da cultura popular em sua diversidade, promoveu uma série de atividades. No dia 13 foi a vez da apresentação do terno de Congo Nossa Senhora da Saúde que realizou duas apresentações no campus, às 12h30 e às 20h30.

Lilian Fernandes, coordenadora do projeto, explica o sentido da festa. “O Congado é patrimônio imaterial brasileiro e necessita ser preservado. O mapeamento e registro já foi feito em muitas localidades, mas o processo ainda está em andamento no Brasil. Ela não é uma manifestação homogênea e apresenta uma riqueza de elementos peculiares a cada localidade onde ocorre”.

Congado Nossa Senhora da Saúde, um terno jovem

O Terno de Congo, ou simplesmente Congado Nossa Senhora da Saúde é um terno jovem, criado no dia 01 de março de 2018, na cidade de Poços de Caldas-MG, a partir do sonho de seu Capitão Douglas Eduardo juntamente com a Presidente do Congo Mãe Maria de Lourdes Almeida, Mãe de Santo da Casa de Oração dos Filhos de Iemanjá.  Douglas Eduardo começou sua trajetória fazendo parte do Terno de Congo Nossa Senhora do Carmo e através  da parceria com escolas de samba "Vivaldinos da Vivaldi" e "Unidos da Baixada" conseguiu realizar seu primeiro desfile.

“A espiritualidade esteve sempre presente na formação do terno de congo com as bençãos de Mãe Lourdinha, que ensina aos congadeiros os princípios de igualdade, caridade, respeito, confiança, alegria e amor, e desta maneira sublime, o verdadeiro significado da fé nos dias atuais e o respeito entre irmãos”, comentou o capitão da congada, Douglas Eduardo.

O Terno possui participantes de várias idades e  se apresentou, dentre outros eventos,  na tradicional festa poços caldense de São Benedito. Com o apoio de todos os participantes e com poucos recursos, segue caminhando, emanando fé, luz, amor, paz e alegria por onde passa.

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas