Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 18h10 | Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 18h26 | Acessos: 2781

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Poços de Caldas recebe nota máxima em avaliação do MEC

IMG 9955 recorte

O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas acaba de subir mais um degrau rumo à excelência na oferta de ensino público para toda a região. Toda a comunidade acadêmica comemora a nota 5 obtida na avaliação do Ministério da Educação para reconhecimento do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. A nota máxima dada pelo MEC se baseia em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

“A avaliação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas com nota máxima é o reconhecimento de um trabalho em conjunto, de uma grande equipe, e que vem sendo desenvolvido há anos. É maravilhoso poder ter nosso curso tão bem avaliado por pessoas externas à Instituição, isso só nos dá mais ânimo pra continuarmos trabalhando pela educação pública e de qualidade e para formar excelentes pessoas e profissionais. Tenho muito orgulho da equipe que temos aqui, docentes, técnicos e alunos, essa é uma vitória de todos nós”, comentou a coordenadora do curso, Jane Piton.

O curso de Ciências Biológicas foi criado em 2015. Nádia Regina Ernesto Pereira, cursa o último ano e faz parte da primeira turma. Para ela, o reconhecimento do MEC apenas confirma a qualidade do curso. “Eu sempre soube que o curso certo para mim seria Ciências Biológicas. Aqui encontrei diversas oportunidades como: auxílio estudantil, monitorias e visitas técnicas, também pude participar de projetos de iniciação à docência e iniciação científica. Confesso que fiquei insegura em migrar de uma renomada universidade para o Instituto, mas fui surpreendida pela qualidade do ensino e as oportunidades oferecidas. Enfim, agradeço em nome dos meus colegas, todos os profissionais do campus, os quais lutam para que sejamos referência, mesmo com tantas adversidades enfrentadas, principalmente, para que possamos deixar a nossa marca do bem na comunidade através da educação”.

Bruno de Oliveira Cruz, enfatizou a dedicação dos profissionais: “acredito que a nota 5 venha já de muitos anos de esforço dos discentes e docentes da Licenciatura em Ciências Biológicas: as coordenações do curso sempre preocupadas em manter e melhorar a qualidade do ensino, mas sem abrir mão da satisfação dos alunos; a união e a dedicação dos estudantes e dos professores em sempre trazer para a sala de aula e para os projetos o melhor desempenho possível. No fim das contas o 5 não é nada mais que o reconhecimento de todo o esforço que sempre tivemos”.

Para o diretor de Desenvolvimento Educacional, Mateus dos Santos: “a nota atribuída evidencia o crescimento e consolidação do campus, do trabalho que desenvolvemos diariamente e de nossa maturidade enquanto instituição. Nós havíamos recebido nota 4 nas últimas três avaliações in loco, sendo que as duas primeiras com o instrumento avaliativo antigo e a última com o instrumento avaliativo novo. O instrumento novo, estabelece notas pelas dimensões, no qual podemos comprovar o nosso crescimento.” O diretor parabeniza todos os servidores do Campus Poços de Caldas pelo empenho, trabalho e dedicação.

Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem duração de quatro anos, com carga horária de 3.629,5 horas. A seleção ocorre por meio do vestibular no final de cada ano e oferece 35 novas vagas.

Quem opta por seguir carreira na área de licenciatura deve conhecer os conteúdos curriculares, elaborar e executar projetos para o desenvolvimento desses conteúdos, que investigue sua própria prática pedagógica e que busque instrumentos necessários para o desempenho competente de suas funções, a fim de sempre melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem.

O curso oferece conteúdos na área de licenciatura e conteúdos básicos que englobarão os conhecimentos biológicos e das áreas de ciências exatas, da terra e humanas, tendo a evolução como eixo integrador.
Ao final do curso, o aluno precisa realizar um estágio supervisionado na área.