Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2019, 16h47 | Última atualização em Terça, 28 de Maio de 2019, 15h11 | Acessos: 2218

Instituto Federal e APAE de Poços de Caldas estudam a implantação de parcerias e projetos, como o “Aprendendo com as Diferenças”.

No último dia 10 de maio, representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE - Poços de Caldas) e do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas estiveram reunidos para discutirem a implantação na cidade do Programa "Aprendendo com as Diferenças”. O Programa já vem sendo desenvolvido em parceria com oito APAEs da região, em cidades como Muzambinho, Areado, Cabo Verde, Ipuiúna, Nova Resende, Borda da Mata e Ouro Fino, em atividades atendidas pelos campi de Muzambinho e Inconfidentes.

003

O objetivo do Programa é contribuir para o desenvolvimento integral dos envolvidos, por meio da convivência entre pessoas atendidas pela APAE, servidores e alunos do IFSULDEMINAS em espaços formais e não-formais. A equipe do Campus Poços de Caldas mostrou-se disposta a viabilizar a inclusão desses alunos no cotidiano da instituição. Durante a reunião, foram apresentados às profissionais da APAE os diversos espaços do IF em que os alunos poderão atuar, como laboratórios de informática, biblioteca, meliponário, jardins, central técnica, laboratório de artes, ginásio poliesportivo, entre outros.

Além da implantação do Programa “Aprendendo com as Diferenças”, foi discutida ainda a possibilidade de outras parcerias entre as instituições, como o desenvolvimento de projetos de manutenção na rede elétrica, instalação de placas fotovoltaicas e capacitações na área de educação inclusiva. A coordenadora de Extensão do Campus Poços, Cissa Gabriela da Silva, considerou a reunião "muito produtiva, tendo em vista que foi o ponto de partida para uma parceria que certamente enriquecerá as experiências dos nossos alunos e também das pessoas atendidas pela APAE. É importantíssimo rompermos os muros da instituição e buscarmos colaboração de outras instituições, para que possamos reafirmar nosso compromisso de responsabilidade social e contribuir com o desenvolvimento local e regional, por meio de projetos como esse."

As representantes da APAE que participaram da reunião foram: Maria das Graças Marcondes Ribeiro; Maria Luiza Braga Westin Christus; Neni de Almeida; Andreia Cassoli de Souza; Marlene Maria Martins Rodrigues. Do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, estiveram presentes: Thiago Caproni Tavares; Nelson de Lima Damião; Silvio Boccia Sá; Luis Adriano Batista; Karla Cristine dos Santos Gonçalves de Barro; Karla Aparecida Zucoloto; Cissa Gabriela da Silva.

Texto: Cissa Gabriela da Silva
Fotos: Cissa Gabriela da Silva & ASCOM - Poços de Caldas