Home Notícias Carta do movimento
Carta do movimento

Poços de Caldas, 30 de outubro de 2016.

Comunicado aos alunos, servidores e comunidade em geral;

“Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem.” Rosa Luxemburgo

ocupaO movimento dos estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas vem a público informar a suspensão da ocupação do referido campus no dia 31 de outubro de 2016, às 6:00h.

A deflagração da ocupação do campus pelos estudantes, em 24 de outubro de 2016 ocorreu em meio ao descontentamento que se instalou entre os alunos diante das medidas propostas pelo governo, que implicam em cortes na educação, saúde e serviços sociais de caráter primário. Sabemos que a ocupação é um direito legítimo de resistência, assegurado internacionalmente, e representa uma comunidade de estudantes contra a imposição de medidas governistas que vão contra o interesse da população.

É importante, antes de mais nada, manifestar nosso agradecimento e reconhecimento aos que apoiaram o movimento de ocupação em defesa da educação: aos estudantes, técnicos, professores, pais de alunos e sociedade em geral, bem como aos que se manifestaram contra o movimento, o que favoreceu o diálogo e a construção de novos pontos de vista. É necessário agora, juntos, somar novas ideias e rumos, assegurando a democratização e organização do movimento.

Os motivos que levaram à suspensão das ocupações no campus se formataram na tentativa de melhorar o movimento e garantir a integridade física dos integrantes, uma vez que sofremos retaliação e ameaças de invasão. A pausa também se deu como forma de buscar maior apoio e posicionamento de outras classes que também serão prejudicadas por essas medidas, dando chance para uma maior abertura do diálogo e da conscientização de toda a comunidade sobre os acontecimentos políticos em questão. A demanda dos alunos de ensino médio integrado pelas aulas regulares, uma vez que estamos próximos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), também teve grande força nessa decisão, já que o movimento busca justamente defender o direito à educação.

Ficou acordado com a Direção do campus que a suspensão da ocupação ocorrerá mediante cumprimento das seguintes demandas: Concessão de um espaço para instalação da sede do Diretório Central dos Estudantes e Diretório Acadêmico dos cursos; Registro simbólico, em nome da resistência, da força e das lutas estudantis; Compromisso da direção em incentivar eventos de conscientização e esclarecimento políticos e sociais para os alunos; Posicionamento dos servidores do campus em relação as medidas instaladas pelo governo, através de comunicado oficial.

É valido informar que a suspensão da ocupação, em acordo com a Direção do Campus, não simboliza um PONTO FINAL, mas, UMA VÍRGULA e que novos atos e debates em favor da democratização, do acesso e da permanência de TODOS na universidade CONTINUARÁ.

Força e Resistência!

Movimento dos Estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

Em defesa da Rede Federal! Por nenhum direito a menos.