Home Notícias Finalista entre 50mil
Finalista entre 50mil

Entre 50 mil, artigo de aluno do Campus é finalista na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa

1O aluno Mauro Marques Canhão, do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, e sua professora de Português, Larissa Cristina Benedini, foram selecionados como finalistas da 5ª Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Intitulado “Animal é quem dirige”, o texto escrito por Mauro, entre outros 50 mil inscritos de todas as escolas públicas do país, é um dos 38 finalistas da categoria artigo de opinião que irão para Brasília, no dia 13 de dezembro, para participarem da premiação final.

Em sua rede social, o aluno Mauro demostrou toda a sua felicidade com a conquista: “sem palavras para descrever o sentimento de ser classificado para mais essa etapa. Só tenho a agradecer a todos pelo apoio e, mais uma vez, agradecer a minha professora Larissa!”

Estamos muito satisfeitos com a classificação para a final da Olimpíada. Isso é o resultado de um trabalho que está sendo desenvolvido há meses com a participação ativa e o empenho dos alunos. Trabalharemos para estar entre os ganhadores na final”, disse Larissa.

Os nomes de todos os finalistas podem ser conferidos aqui.

Como parte da programação da etapa regional da Olimpíada, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, Mauro e Larissa estiveram em São Paulo participando de oficinas de redação, palestras e eventos culturais. A premiação dos 152 finalistas de todas as categorias da Olimpíada aconteceu na noite do dia 27.

Na final em Brasília, a organização da Olimpíada irá escolher os 20 vencedores e os 28 melhores relatos de prática de professores. Como semifinalista e finalista, a dupla do Campus Poços de Caldas já ganhou medalhas de participação e vale livros para serem retirados durante o encontro regional em São Paulo.

A participação do Campus

O Mauro, assim como os demais alunos de sua turma do 3º ano de Informática e os estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados em Informática e Eletrotécnica do Campus, orientados pela professora de Língua Portuguesa Larissa Cristina Benedini, participaram da 5ª edição da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa produzindo artigos de opinião sobre o tema "O lugar onde vivo". Em seu texto, Mauro falou sobre o uso de charretes em Poços de Caldas, prática que atrai turistas, mas divide opiniões, devido ao uso de animais.

Ao longo do mês de junho, a professora Larissa desenvolveu oficinas de redação com os alunos, utilizando principalmente o material que foi enviado pelo governo federal, um CD com 14 propostas de oficinas contendo textos, vídeos, artigos de opinião, entre outros recursos. “A cada aula, trabalhamos com um assunto diferente, como tipos de argumentos, estrutura do texto argumentativo, entre outros. Ao final da oficina, os alunos entregaram o artigo como forma de avaliação do bimestre na disciplina de português”, explicou Larissa.

Em agosto, durante a primeira etapa da Olimpíada (fase escolar), uma banca avaliadora composta pelos professores de língua portuguesa do Campus teve a difícil tarefa de selecionar apenas um texto para representar o IF na competição. Na segunda fase (municipal), o Campus Poços de Caldas concorreu com todas as escolas inscritas da cidade. A terceira etapa foi a estadual. Nessa fase, Mauro foi um dos 500 semifinalistas. Devido à classificação, ele e a professora Larissa tiveram passe livre para a quarta etapa, a regional (presencial), de 25 a 27 de outubro, em São Paulo.

A Olimpíada

Instituída em 2008, como resultado da parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como objetivo colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, por meio de ações de formação presencial e a distância, disponibilizando materiais com orientações pedagógicas e promovendo a reflexão sobre práticas educativas. Para saber mais, acesse: www.escrevendoofuturo.org.br

Image folder specified does not exist!

Fotos e informações cedidas pela Profª. Larissa Benedini
01/11/2016