Home Notícias Artigo aprovado
Artigo aprovado

Docente do Campus Poços de Caldas tem artigo Qualis A1 aceito por revista internacional

douglasO professor Msc. Douglas Castilho Braz, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, teve recentemente um artigo aceito pela Information Sciences - Informatics and Computer Science Intelligent Systems Applications, reconhecida revista internacional, que publica artigos nas áreas de informática, engenharia do conhecimento e sistemas inteligentes.

Intitulado “The strength of the work ties” ("A força das relações de trabalho", em uma tradução livre), o artigo do professor Douglas é, em grande parte, resultado de seu mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pedro Vaz de Melo e Fabrício Benevenuto, orientador e coorientador do docente durante o mestrado, também são autores no trabalho. A publicação do artigo ocorrerá em janeiro do ano que vem, mas o mesmo já encontra-se disponível para download na página da editora Elsevier.

O artigo do professor Douglas foi classificado como Qualis A1, a melhor classificação que uma publicação pode receber, em âmbito nacional, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nele, o professor Douglas fez um estudo empírico para tentar mapear as relações de trabalho através dos relacionamentos de amizade. “Em nosso cotidiano, estabelecemos relações com várias pessoas e em diferentes contextos, como em casa, no trabalho, na escola, etc. Essas relações podem ser classificadas de alguma forma. Algumas relações são mais fortes, como nossos verdadeiros "amigos", ou mais fracas, como simplesmente alguns "conhecidos". Uma forma simples de classificar os relacionamentos é dizer quais são relações "positivas" (pessoas que gosto), quais são relações "negativas" (pessoas que não gosto) e quais são relações "neutras" (pessoas que são indiferentes pra mim). Além disso, podemos separar os relacionamentos entre online, que são aqueles que temos em Redes Sociais Online (Facebook, Linkedin, Instagram), e relacionamentos offline, que são aqueles que temos em ambientes reais. Nós mostramos que é possível classificar relações de trabalho (offline) com base em relações de amizade, que obtivemos através de uma mídia social (online). Os relacionamentos de trabalho ​foram obtidos através ​de um grupo de pessoas​, separados​ entre positivo​s​, negativo​s​ e neutro​s​ (pessoas que gosto de trabalhar, pessoas que não gosto de trabalhar e pessoas que são indiferentes, respectivamente)​. As relações de amizade foram obtidas através​ das interações que ​este grupo de pessoas possuía em uma Rede Social Online (neste trabalho, representado pelo Facebook). ​Nós propusemos um conjunto de técnicas para resolver este problema, envolvendo áreas específicas da computação, como Inteligência Artificial e algoritmos em redes complexas, e mostramos que é possível estabelecer este mapeamento”, explicou Douglas.

O professor destacou que foi imensa a satisfação de ter um artigo aceito por uma revista de credibilidade nacional e internacional e que pretende desenvolver pesquisas relacionadas a este trabalho no Campus Poços de Caldas. Atualmente no Campus, o professor Douglas Castilho leciona nos cursos Técnico em Informática Subsequente e na Engenharia de Computação.

mapeamento_relacionamento_de_trabalho

Exemplo de mapeamento de relacionamentos de trabalho

Informações e imagem cedidas pelo Prof. Douglas Castilho
03/11/2016