facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Semana do Servidor
Semana do Servidor

 Campus Poços de Caldas realiza sua 1ª Semana do Servidor Público

IMG_7562Para exaltar a importância do servidor público junto à comunidade, de 18 a 20 de outubro, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizou a sua 1ª Semana do Servidor Público. O evento contou com diversas atividades, como exposição de artes e habilidades, sessão de cinema (com o filme “Zootopia”), stand up comedy, palestra, dinâmica, cafés de confraternização e concurso de poemas.

O evento foi destinado a todos os servidores do Campus Poços de Caldas, tendo ainda a presença e participação de estudantes, comunidade e servidores de outros órgãos públicos da cidade. De acordo com a coordenadora da comissão organizadora da Semana, Marina Gomes Murta, “as várias atividades realizadas ao longo dos três dias de evento foram preparadas com muito carinho através do empenho da comissão organizadora. Ficamos contentes com os resultados e acreditamos que foram momentos de descontração, confraternização e estreitamento das relações entre os colegas de trabalho. A expectativa é aumentar ainda mais a participação dos servidores e funcionários para as próximas edições”. O professor Fernando Sobrinho aprovou a 1ª Semana do Servidor Público organizada pelo Campus. Ele assistiu ao Stand Up Comedy, viu o filme e participou de alguns cafés de confraternização. Para Fernando, “foi legal a integração entre todos os servidores. Foi bom para descontrair, esquecer os problemas e conhecer um pouco mais os colegas de trabalho. Saiu um pouco das atividades do dia a dia. Divertimos e demos umas risadas”.

Stand UP Comedy

Abrindo a 1ª Semana do Servidor Público com o bom humor característico do Stand Up Comedy, a servidora do Campus Machado, Yara Dias Fernandes, realizou o que ela denominou “Curso FIC”, onde ministrou uma espécie de palestra sobre “como seduzir”, “como andar de maneira diva”, “como se portar na frente das pessoas quando estiver com fome”, “o perfume correto para utilizar de acordo com as circunstâncias”, entre outros. Para isso, Yara contou com a participação de alguns servidores, dentre eles, o professor Fernando que se candidatou a subir ao palco. Assista aqui a um trecho da apresentação!

IMG_7538Durante a apresentação, a servidora aproveitou para (sempre com humor) falar sobre temas relevantes, como a igualdade de gêneros (utilizando como exemplo os trabalhos domésticos) e a importância da autoestima no ambiente de trabalho.

Segundo Yara, "foi um momento de diversão, principalmente, para colaborar com o estímulo aos demais servidores a participarem desses eventos que visam a esse lado de ternura e afeto entre os colegas de trabalho". A servidora comentou ainda sobre a importância de despertar nos servidores a capacidade lúdica de cada um, como cantar e dançar, para não só promover a descontração, mas também melhorar o ambiente de trabalho, junto à capacidade de resolver problemas.

De acordo com ela, uma pessoa descontraída tem mais facilidade de lidar com esse ambiente. E, além disso, ao rir, ela libera o hormônio da felicidade, o que melhora sua saúde e também colabora para aumentar seu círculo social.

Palestra “Trabalho em Equipe”

No dia 19 de outubro, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, em sua 1ª Semana do Servidor Público, foi contemplado com a palestra “Trabalho em Equipe”, ministrada pelo especialista em Comunicação Interpessoal, Symon Hill. Symon direcionou sua palestra aos princípios fundamentais para uma equipe bem-sucedida, dividindo-os em cinco principais fatores: confiança, métodos de trabalho produtivos, comunicação, comprometimento e sinergia.

IMG_7610De início, destacou o quanto é importante um líder transmitir confiança e honestidade. E o quanto isso beneficia a equipe, amenizando o estresse, por exemplo. Posteriormente, citou a relevância de métodos de trabalho preestabelecidos, salientando que cada membro deve saber qual é o seu lugar na equipe, e de ter um exemplo para se espelhar, podendo ser ele mesmo esse exemplo.

Ao falar de comunicação eficiente, o palestrante enfatizou sua principal função: melhorar a convivência: “comunicar é conviver; quem se comunica mal convive mal”. Além disso, trouxe outros aspectos importantes de uma boa oratória, como o de convencer os outros.

Outro aspecto importante, revelado por ele, a ser avaliado pelo servidor deve ser o lado sentimental. Na visão do especialista, é preciso conhecer suas emoções e saber classificá-las para assumir as responsabilidades delas e medir as palavras para não confundir os fatos com suas opiniões.

Como quarto tópico de sua palestra, Symon frisou o comprometimento que, de acordo com ele, não está focado no local de trabalho, mas sim, do lado de fora, geralmente fazendo parte de uma meta pessoal. Portanto, quem não tem compromisso no trabalho não tem consigo mesmo: “ninguém se compromete com empresa nenhuma; nos comprometemos com os nossos objetivos. O trabalho é só uma ponte”.

Por fim, Symon Hill focou na produtividade de uma empresa, que pode ser melhorada por meio da sinergia, onde os servidores fariam mais com menos e melhor, já que entenderiam o sentido de seu trabalho, deixando claro que o sucesso de uma empresa ou instituição é feito pela equipe.

Symon Hill é especialista em Comunicação Interpessoal e autor do livro “Habilidade com as Pessoas”. Dirige a Symon Hill Educação Corporativa, uma firma de consultoria e formação continuada fundada em 2009, que foca a comunicação no trabalho e habilidades interpessoais. Atuou como instrutor e palestrante em diversos cursos do SEBRAE e SENAC e estudou comunicação e neurolingüística junto à Universidade de Viçosa/MG.

Ao final da palestra, os servidores participaram de uma dinâmica de alongamento e de um café de confraternização.

Concurso de Poemas

IMG_7711A 1ª Semana do Servidor Público do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas também teve um concurso de poemas, que foi aberto à participação de servidores e funcionários de outros órgãos públicos de Poços de Caldas. A cerimônia de premiação dos autores dos poemas foi realizada no dia 20 de outubro, no auditório, com a presença dos autores, seus familiares, alunos e servidores do Campus.

Na ocasião, cada autor teve a oportunidade de ler o seu poema para todos os presentes. Confira aqui o resultado final do concurso.

As obras inscritas foram avaliadas por uma banca avaliadora formada por servidores do Campus e um membro da sociedade civil. Durante o processo de avaliação, a banca não teve acesso aos nomes dos inscritos. A premiação foi entregue pela professora de Português do Campus Poços de Caldas, Larissa Benedini, que fez parte da comissão julgadora dos trabalhos. O resultado do concurso foi: em 3º lugar, com o poema “Servidor público: orgulho em servir”, a servidora do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas (DMAE), Lía Mara Borges; em 2º lugar, a servidora da Secretaria Regional de Ensino, Fernanda Tranches Vieira, com o poema “O tic tac do relógio”; e, em primeiro lugar, o autor do poema “Baixo contrastre”, o servidor do Departamento Municipal de Água e Esgoto e estudante da Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus, Luís Cláudio Marques. O senhor Antonio Belmiro, servidor do Campus Poços de Caldas, recebeu uma premiação de menção honrosa por seu poema “Jardim em flor”, escrito em homenagem ao Campus.

Para o estudante Luís Cláudio, foi muito gratificante receber o 1º lugar do concurso de poemas. Para ele, a Semana do Servidor possibilitou à comunidade um pouco mais de contato com os servidores da instituição, além de abrir espaço para os mesmos mostrarem seus talentos. “De uma maneira geral, a sociedade tem um certo preconceito com o servidor público, achando que ele não faz nada. Muitas pessoas não têm conhecimento de como é o serviço público. O evento foi uma forma de mostrar que o IF está engajado com a sociedade”, afirmou. A servidora do DMAE, Lía Borges, disse que ficou emocionada com o 3º lugar no concurso de poemas: “foi uma surpresa boa. Achei importante participar. O próprio servidor esquece da importância dele para a sociedade, pois somos muito criticados. Acredito que o evento foi bom para resgatar o verdadeiro sentido do serviço público e mostrar que buscamos prestar um bom trabalho para a sociedade”.

Ao final da premiação, encerrando a Semana do Servidor, o público presente participou do IFamília, um café de confraternização, com sorteio de brindes e a apresentação musical da servidora Lílian Fernandes e do convidado João Pedro Chagas. 

Artes e habilidades

IMG_7469Durante toda a 1ª Semana do Servidor do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, ficou exposta na entrada do auditório do Campus uma exposição de artes e habilidades dos servidores da instituição. Fizeram parte da exposição os cachecóis e outros itens em tricot e crochet produzidos pela professora Lorena Boechat, um quadro de pintura a óleo da servidora Marina Murta, medalhas conquistadas em corridas pela servidora Heliese Pereira, troféus e medalhas de competições de xadrez e natação do professor Fernando Sobrinho e a escultura “Metamorfose”, em pedra sabão, da professora Isabel Teixeira.

Zootopia

trailer-zootopiaNa tarde do dia 18 de outubro, os participantes da 1ª Semana do Servidor Público do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas tiveram a oportunidade de assistir à animação “Zootopia” (Disney, 2016). O filme narra a história de Judy Hopps, uma coelha servidora pública (policial), abordando temas como preconceito e trabalho em equipe.

Sinopse: Judy Hopps é uma pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.

Confira as fotos!

Dia 18/10/2016 (Stand Up Comedy)

    Image folder specified does not exist!
  •  

Dia 19/10/2016 (Palestra com Symon Hill e dinâmica de alongamento)

    Image folder specified does not exist!
  •  

Dia 20/10/2016 (Premiação do Concurso de Poemas e encerramento)

    Image folder specified does not exist!
  •  

Texto: Ana Lígia Rodrigues (estagiária) & Daniel Aroni
Fotos: Ana Lígia Rodrigues, Luana Santos, Heliese Pereira & Daniel Aroni
Ascom/IFSULDEMINAS ­ Campus Poços de Caldas
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
17/11/2016