Home Notícias Movimento Fair Trade
Movimento Fair Trade

Campus recebe coordenador de fomento agropecuário para palestra sobre movimento Fair Trade

2Com o objetivo de falar sobre o movimento Fair Trade (comércio justo) na cidade e apresentar o conceito de Universidade de Comércio Justo e Solidário, no dia 08 de novembro, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas recebeu a palestra do coordenador de Fomento Agropecuário da prefeitura, Ulisses Ferreira de Oliveira. Participaram servidores do Campus e representantes de instituições parceiras do movimento: UNOPAR, Sebrae, prefeitura e ACOR (Associação Comunitária Rural da Região Oeste de Poços de Caldas).

Em sua palestra, Ulisses explicou o que são os movimentos Fair Trade e economia solidária, destacando ainda o conceito de cidades e universidades Fair Trade. O coordenador de Fomento Agropecuário comentou que uma universidade, ou instituição de ensino superior de comércio justo e solidário precisa atingir cinco objetivos: ter uma declaração de que a instituição apoia o comércio justo e solidário; incluir nas disciplinas que permitirem as temáticas “comércio justo” e “economia solidária”; organizar ações no Campus, como feiras, eventos, palestras e workshops sobre Fair Trade e economia solidária e, por fim, estimular projetos de pesquisa e extensão sobre essas temáticas, auxiliando as organizações de produtores, de artesãos, de trabalhadores da cidade e do país, que estão dentro desses dois movimentos.

“Se o Instituto Federal comprar a ideia, teremos a primeira universidade, a primeira instituição de ensino superior de comércio justo e solidário do Brasil; será um marco bem interessante. O que estou trazendo é um desafio: construir algo novo aqui com a coordenação, diretoria, alunos e professores”, afirmou Ulisses.

O diretor-geral do Campus Poços de Caldas, prof. Thiago Caproni Tavares, que participou da palestra, disse que “o movimento Fair Trade é muito importante por duas questões: fomenta o comércio mais justo, com a eliminação de atravessadores, além de desenvolver as comunidades locais”. Mencionou que pretende levar a discussão para a comunidade acadêmica, no sentido de verificar a viabilidade de adesão ao movimento, e que “o próximo passo será compor um comitê local e iniciar algumas atividades, para que, no futuro, sejamos uma instituição reconhecida como Fair Trade”.

O movimento Fair Trade

Entre outras características, o movimento Fair Trade busca valorizar o agricultor familiar e o pequeno artesão, a organização em associações ou cooperativas, a garantia de acesso ao mercado pelos pequenos produtores, preços mais justos para os produtos e a retirada dos chamados atravessadores, colocando o produtor o mais próximo possível dos consumidores. Poços de Caldas é considerada a primeira cidade Fair Trade do Brasil. A temática é lembrada no município todo dia 30 de outubro, dia municipal do Comércio Justo. Para saber mais sobre o movimento, acesse: http://www.fairtradebrasil.com.br/home

Assista a um trecho da palestra!

Image folder specified does not exist!

Fotos: Daniel Aroni & Andreza Barbosa (ADM Educação Corporativa)
Texto: Daniel Aroni
29/11/2016