Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Vestibular: locais de prova
Vestibular: locais de prova

Vestibular do Campus Poços acontece neste domingo, 04/12. Confira seu local de prova no CDI!

locais-prova

As provas do Vestibular do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas serão realizadas no dia 4 de dezembro (domingo), em um único período, das 08h15 às 12h15 , nos locais indicados no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI). Não haverá segunda chamada do exame. Os candidatos deverão comparecer no local da prova com antecedência mínima de 30 minutos, portando o CDI e o documento de identificação original dom foto. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 7h e fechados às 8h, não será permitida entrada após o fechamento, ficando os candidatos automaticamente eliminados do processo seletivo.

Locais de Prova:

Para os candidatos que escolheram concorrer às vagas do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, haverá três possíveis locais de prova (confira em seu CDI qual será o seu local):

  • Escola Estadual Francisco Escobar - Rua Newton Delgado, 105 - Vila José Carlos, Poços de Caldas - MG, 37701-116 (Candidatos aos cursos de nível superior);
  • CAIC Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto - Av. Dirce Pereira Rosa, s/n - Jardim Esperanca, Poços de Caldas - MG, 37713-100 (Candidatos aos cursos Técnico Integrado em Eletrotécnica, Técnico Subsequente em Edificações e Técnico Subsequente em Eletrotécnica);
  • IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas - Avenida Dirce Pereira Rosa, 300, Jardim Esperança - Poços de Caldas - MG - CEP 37713-100 (Candidatos ao curso Técnico Integrado em Informática).

Confira o que pode e o que não pode no dia da prova:

Será permitido somente o uso caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto, lapiseira e borracha. Os candidatos não poderão fazer o uso de boné ou chapéu, óculos escuros, calculadora, relógio, MP3, telefone celular, pager, beep ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, mesmo que desligados. Ao término da prova, o candidato deverá devolver aos fiscais de prova o formulário de resposta e o formulário de redação, devidamente preenchidos e assinados. Já o caderno de provas poderá ser levado pelo candidato.

Os gabaritos serão publicados na página do Vestibular, em até 24 horas após o término das provas. Serão divulgadas somente as notas por disciplinas, sem a somatória, sendo os candidatos listados por ordem alfabética. Essa listagem será divulgada a partir do dia 05 de janeiro de 2017 e após análise os eventuais recursos, o resultado oficial será publicado a partir do dia 12 de janeiro.

Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI):

CDI já está disponível para impressão na página do vestibular: www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular. É recomendável que a impressão do comprovante seja realizada até às 16h do dia 02 de dezembro, sendo a COPESE não se responsabiliza por eventuais problemas de impressão e/ou dados incorretos constantes no mesmo após este período. Em caso de problemas na impressão do CDI, é preciso comunicar imediatamente o Campus, pessoalmente, pelo endereço eletrônico ou telefone, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 10h30 e de 14h às 16h, para as devidas providências.

Dúvidas Frequentes:

Por que minha inscrição para ação afirmativa foi indeferida?

As ações afirmativas, popularmente conhecidas como cotas, são destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental (no caso de cursos técnicos) ou o Ensino Médio (no caso de cursos superiores), em escolas públicas. Se sua inscrição em uma ação afirmativa foi indeferida, pode ser que não tenha enviado os documentos para comprovação ou que os documentos enviados não tenham comprovado as condições para inscrição. Nesse caso, o candidato concorre às vagas da ampla concorrência.

Entenda as modalidades:

L1 – Candidatos com renda familiar bruta per capita* igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (ou R$ 1320,00)

L2 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (ou R$ 1320,00)

L3 – Candidatos com renda familiar bruta per capita superior a 1,5 salário-mínimo

L4 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda superior a 1,5 salário-mínimo

Posso imprimir o comprovante de inscrição (CDI) até quando? Tem que levá-lo no dia da prova?

É aconselhável que seja feita a impressão do comprovante até o dia 02 de dezembro. Também é suma importância que o candidato imprima o CDI para conferir o local de prova e evitar eventuais dúvidas no dia da prova. No entanto, se ele levar apenas o documento de identificação com foto e comparecer no local indicado no CDI poderá fazer a prova normalmente.

Sobre a segunda opção de curso. Como o candidato sabe que está classificado na 2ª opção e não na 1º?

A segunda opção de curso só é "acionada" quando todos os candidatos de primeira opção de um determinado curso foram convocados e não houve o preenchimento das vagas. Ex. Um candidato x optou na primeira opção para Informática e na segunda para Enfermagem. Na primeira e na segunda chamada ele não foi convocado para Informática e na segunda chamada ele foi convocado para Enfermagem, porque todos os candidatos de primeira opção desse curso foram convocados e não foram preenchidas as vagas. Sempre respeitando a nota, pois no caso, todos os candidatos de segunda opção de Enfermagem concorrem.

Como é feita a correção das provas e classificação dos candidatos no Vestibular? 

Os gabaritos são conferidos por um sistema que faz a leitura e classificação das notas. Já a redação é corrigida por professores de língua portuguesa. A soma das duas notas é considerada para a classificação final dos candidatos.

Existe média de corte?

O candidato é eliminado apenas se tirar zero na redação. A última nota de classificação dentro do limite de vagas ofertadas varia a cada ano e a cada curso, portanto não tem como prever uma média de corte para os cursos.

Como funcionam as matrículas no IFSULDEMINAS: 1ª chamada, 2ª chamada e chamada oral. Quem pode participar de cada uma delas?

As chamadas são destinadas às matrículas dos candidatos aprovados no vestibular. Na primeira chamada, os candidatos que obtiveram a melhor classificação são convocados para realizar a matrícula, dentro do número de vagas de cada curso. Na segunda chamada, são convocados os próximos candidatos melhores classificados das listas, conforme desistências de matrícula da primeira chamada. Na chamada oral, são convocados todos os candidatos que ainda não se matricularam para participarem de uma reunião presencial, quando serão realizadas as matrículas para as vagas restantes de cada curso, de forma que todas elas sejam preenchidas. Durante a chamada oral também é respeitada a ordem de classificação dos candidatos.

Para estudar no Instituto paga alguma coisa?

Não. A única taxa a ser paga é a da inscrição no Vestibular que tem como objetivo custear as despesas de realização do processo seletivo. Após ingresso no IFSULDEMINAS, o estudante não paga mensalidade pois o ensino é público e gratuito. 

Informações sobre alojamento e auxílio estudantil podem ser obtidas nos manuais do candidato.

Escolha: (Cursos Técnicos) (Cursos Superiores) 

Atualizado em 01/12/2016, às 16:00.