facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Educação ambiental
Educação ambiental

Campus recebe palestra sobre a “Política Nacional dos Resíduos Sólidos e Logística Reversa”

EA_Palestra_10No último dia 24 de novembro, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas recebeu alunos, servidores e comunidade para a palestra “Política Nacional dos Resíduos Sólidos e Logística Reversa”, com o prof. Fábio Junio Fernandes. O evento fez parte das atividades do projeto “Logística reversa de pilhas e baterias como ferramenta de educação ambiental”, dos alunos Gabriel Rosa, Gisele Nader, Gisele Muniz e Sandra Ferraz, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (2º período) do Campus Poços de Caldas, sob orientação da professora Munike Gonçalves de Rezende.

Graduado em Ciências Biológicas e especialista em educação ambiental, o prof. Fábio elogiou o incentivo concedido pelo Instituto Federal a projetos e eventos na área de meio ambiente, pois, segundo ele, tais ações são importantes e necessárias para a sociedade: “nem todas as instituições apoiam projetos como esse de forma regular e muitas ainda esperam os problemas virem à tona para depois criarem planos de ação com campanhas educativas”, afirmou.

Durante a palestra, os alunos envolvidos com o projeto de logística reversa de pilhas e baterias do Campus também apresentaram os resultados do levantamento de dados da conscientização dos estudantes e servidores em relação ao descarte de pilhas e baterias. “O evento foi o primeiro passo, mas há o interesse de manter e ampliar esse projeto à comunidade nos próximos anos”, comentou a estudante Sandra Monteiro.

Os participantes da palestra aprovaram o evento. “A palestra foi muito interessante. Acho importante levar o projeto de recolhimento de pilhas e baterias do IF adiante e reforçar a importância da logística reversa como ferramenta de responsabilidade ambiental”, afirmou Cleonice Teodoro, discente de Gestão Ambiental (4º Período) no Campus Poços.

A estudante de Letras, Fernanda Mathias, que possui uma disciplina de Meio Ambiente na grade de seu curso, disse que as informações da palestra sobre as políticas nacionais contribuíram muito para seu aprendizado. A Margarida Scalenghi, que é servidora em uma escola de Poços de Caldas, acredita que esse tipo de conscientização deve começar já com as crianças, “pois, infelizmente, muitos pais delegam toda a educação à escola. Assim, sabendo que muitas crianças não têm esses hábitos embutidos em casa, deve-se dar o primeiro passo por meio da educação escolar”.

    Image folder specified does not exist!
  •  

  Fotos e informações enviadas por Sandra Monteiro,
aluna de Tecnologia em Gestão Ambiental
IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas
08/12/2016