Home Notícias Simpósio Mineiro
Simpósio Mineiro

Alunos e professores da Geografia apresentam trabalhos no II Simpósio Mineiro de Geografia

simgeo_nathaliaEstudantes e professores do curso de Geografia, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, participaram e apresentaram trabalhos científicos no II Simpósio Mineiro de Geografia, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre os dias 28/11 e 02/12. Estiveram presentes os professores Alexandre Carvalho de Andrade e Thomaz Alvisi de Oliveira e os estudantes Nathália Silva de Oliveira Costa, João Paulo Ferraz de Oliveira e Israel Domingos São Romão (quarto período do curso) e Gustavo Reis Machado (segundo período).

As atividades do evento, no decorrer da semana, incluíram palestras de renomados geógrafos brasileiros, tais como Dirce Suertegaray (UFRGS), Antônio Carlos Vitte (UNICAMP), Iná Elias de Castro (UFRJ), Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF) e Marcelo Martinelli (USP), lançamentos de livros, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos. Os alunos e os docentes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas apresentaram quatro trabalhos, que serão publicados nos anais do evento:
- A cidade de São João da Boa Vista (SP) no contexto urbano regional, de autoria de Nathália Oliveira Silva Costa e Alexandre Carvalho de Andrade;
- A ocupação do solo urbano: habitação e áreas de risco no Sul de Minas Gerais, de autoria de Gustavo Reis Machado e Luís Fernando Borges Silva;
- Apreciações sobre a ocupação urbana de Guaxupé (MG): respostas do meio físico às intervenções antrópicas, de autoria de Pâmela Aparecida Araújo e Thomaz Alvisi de Oliveira;
- Espaço urbano e suas novas formas: a verticalização na área central da cidade de Poços de Caldas (MG), de autoria de Israel Domingos São Romão, João Paulo Ferraz Oliveira e Alexandre Carvalho de Andrade.

Durante as atividades do Simpósio Mineiro de Geografia, o professor Alexandre e os estudantes do Campus Poços realizaram um trabalho de campo pelo espaço urbano de Juiz de Fora, historicamente, uma das mais importantes cidades médias do Brasil. Os participantes fizeram uma caminhada pelas principais vias da área central da cidade e puderam observar as suas características paisagísticas e socioespaciais. Também circularam por automóvel pelas zonas sul, oeste, leste e norte do município, no que constataram aspectos como a verticalização, o adensamento e a diversidade dos usos do solo, a presença de shopping centers como "novas centralidades", a urbanização periférica, dentre outras questões. Por fim, é de se ressaltar a importância das vivências durante o evento, em que estudantes e professores do IFSULDEMINAS puderam compartilhar ideias, conhecimentos e convivências com pessoas dos mais diversos cursos de Geografia de Minas Gerais e do Brasil, algo que é sempre muito agradável e produtivo.

Image folder specified does not exist!

Fotos e texto enviados pelo prof. Thomaz de Oliveira
Licenciatura em Geografia