Home Notícias IF Empresas
IF Empresas

Em evento, Campus Poços debate possibilidades de parcerias com empresas da cidade

IMG_8931Na noite do dia 30 de novembro, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas recebeu representantes de empresas da cidade para o 1º IF Empresas. O evento teve como objetivo apresentar o Instituto Federal e as possibilidades de parceria com o setor privado e associações do município. Participaram representantes da diretoria do Campus, da reitoria do IFSULDEMINAS e da Aldeia Consultoria Júnior, a primeira empresa júnior institucional.

O diretor do Campus Poços de Caldas, prof. Thiago Caproni deu as boas vindas a todos e apresentou o vídeo institucional do IFSULDEMINAS. O evento contou com a presença do coordenador do Departamento de Apoio ao Discente e Egressos, Alexandro Henrique da Silva, e do pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, prof. Cléber Ávila Barbosa. Em sua fala, o prof. Cléber destacou a história da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país até a criação dos Institutos Federais em 2008. Abordou as diretrizes dos IFs e os eixos de ações da pró-reitoria de Extensão no tocante às relações internacionais e ao empreendedorismo, na formação de professores, na oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Cléber mencionou que empresas já procuraram o IFSULDEMINAS com a demanda de cursos FIC para seus colaboradores e que, em 2015, foram disponibilizados, nessa modalidade, 113 cursos e capacitadas mais de 2000 pessoas. Citou que uma das metas da pró-reitoria é o fortalecimento do Programa Jovem Aprendiz, que vem permitindo a capacitação profissional e a inserção de jovens alunos do IFSULDEMINAS no mercado de trabalho. Em 2016, por exemplo, em Poços de Caldas, foram firmados oito contratos pelo Programa.

O pró-reitor de extensão explanou ainda sobre o Programa de Iniciação à Docência (PIBID), que possibilita formação a alunos dos cursos de licenciatura por meio da atuação como monitores em escolas públicas das regiões atendidas pelo IFSULDEMINAS. E finalizou com o caso de sucesso das 10 empresas juniores do Instituto na prestação de serviços de qualidade para toda a comunidade. Agradeceu o convite para participar do IF Empresas e frisou que é preciso avançar nas parcerias: “a presença de vocês, empresas, é algo que muito nos engrandece”.

O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Poços de Caldas, professor Mateus dos Santos, explicou que as empresas têm sinal verde para o desenvolvimento, em parceria com o Instituto Federal, de projetos de pesquisa e eventos para a comunidade e reforçou a possibilidade de oferta de cursos FIC direcionados para as mesmas, tendo em vista contrapartidas, como melhorias para o Campus. Sobre o 1º IF Empresas, o diretor de Ensino comentou que o evento atingiu as expectativas: “a conversa foi bastante produtiva, com troca de ideias e possibilidades de acordos e parcerias. Nossa intenção é intensificar esses tipos de encontros e provavelmente iremos dar continuidade em 2017”.

IMG_8928Durante o encontro, os representantes das empresas puderam tirar suas dúvidas e, ao final, participaram de um café de confraternização. Para o Rogério Cioffi, diretor do Grupo Cioffi de Comunicação, formado pela TV Plan, Rádio Difusora e Rádio Jovem Pan, foi uma experiência produtiva participar do IF Empresas: “eu não sabia dessa parceria que pode ser estabelecida entre o IF e as empresas. Vejo que eu tenho possibilidades que podem ser melhoradas com a parceria do IF e vou começar a repensar cada caso que eu tenho dentro da minha empresa e procurar conversar com o pessoal daqui para ver se eu consigo soluções. Porque, no mundo empresarial, no nosso caso, como pequenas empresas, nós nos sentimos, muitas vezes, sozinhos para tomar decisões e nós a tomamos pela bagagem que as experiências da vida vão nos trazendo, mas não dá mais para trabalhar assim. Hoje eu tenho que ter informação, preparação, material de capacitação para a minha equipe e para nós mesmos que somos gestores da empresa. Eu vejo que a possibilidade é muito grande, que facilita muito nosso trabalho essa proximidade e ver a disposição e a disponibilidade que o Instituto vem a oferecer através dessa relação”.

Rodrigo Britez, gerente da Nutrire em Poços de Caldas, empresa do ramo de Pet Food, disse que ficou muito honrado com o convite para participar do IF Empresas e pela possibilidade de estreitamento das relações com o Instituto: “nossa empresa entende que é uma ponte para se desenvolver os projetos citados aqui e também ter acesso a um público qualificado que o Instituto gera a cada ano, através de seus cursos, da graduação e, até mesmo, como nós vimos aqui, da pós. Nós não conhecíamos toda essa estrutura. Para o ano que vem, nós queremos ampliar nossas parcerias junto ao Instituto”. Atualmente, a Nutrire conta com duas estagiárias do curso Técnico em Administração do Campus Poços de Caldas, selecionadas por meio do Programa Jovem Aprendiz.

Image folder specified does not exist!

Fotos e texto: Daniel Aroni
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas