Home Notícias Defesas de TCCs
Defesas de TCCs

Curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus realiza primeiras defesas de TCCs

IMG_9339Entre os dias 09 e 15 de dezembro, os formandos do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizam as primeiras defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Campus. Ao todo, acontecem cerca de 10 bancas, com a presença de professores e servidores do Campus e convidados externos.

A formanda Talita Fernandes, orientada pela professora Isabel Teixeira, apresentou os resultados de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre “A educação ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental”. Em sua defesa, traçou a história da educação ambiental no Brasil e mostrou seu posicionamento a favor do Projeto de Lei Nº 221/2015, que tenta incluir a educação ambiental como disciplina específica e obrigatória nos ensinos fundamental e médio. Citou ainda que é preciso capacitar os professores e coordenadores das escolas para o trabalho com essa temática dentro e fora da sala de aula. O trabalho foi muito elogiado pelas professoras Carolina Moreira e Alexandra Cruz, membros de sua banca. Talita, que hoje em dia leciona no Centro de Educação Infantil São Paulo, em Poços de Caldas, disse que é muito grata à formação que teve enquanto aluna da Gestão Ambiental. Para 2017, pretende retornar às atividades docentes junto ao ensino fundamental e aplicar os conhecimentos adquiridos durante a graduação no Campus Poços de Caldas: “a qualidade do ensino no IF é muito boa. Sou muito grata”.

Quem também defendeu seu TCC foi o formando Wallace Ribeiro. Fruto de um trabalho de iniciação científica orientado pela professora Mireile dos Santos, o TCC do Wallace teve como título a “Avaliação da qualidade ambiental da Bacia Hidrográfica das Vargens de Caldas por meio de múltiplos indicadores”. A pesquisa do graduando consistiu em detectar o grau de poluição ambiental da Bacia Hidrográfica das Vargens de Caldas, tendo em vista a análise quantitativa e qualitativa de larvas de insetos. As amostras foram coletadas em três pontos: próximo ao campo de futebol do aeroporto da cidade, na ponte do CAIC e nas proximidades do Santuário Mãe Rainha. Os resultados mostraram que o ponto mais impactado, provavelmente por conta da maior urbanização, foi o da ponte do CAIC, seguido do ponto perto do aeroporto e do localizado nas proximidades do Santuário Mãe Rainha (este último sendo o mais próximo da nascente da Bacia). Walace também se mostrou muito grato à qualidade da formação obtida junto ao curso de Gestão Ambiental do IF: “o curso foi muito bom para a minha construção intelectual, trabalho em equipe e envolvimento com a academia”. O formando pretende agora continuar seus estudos junto ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus.

A professora Mireile dos Santos participou do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Gestão Ambiental do Campus, tendo sido a primeira coordenadora da graduação. A docente, que atualmente se dedica à sua tese de doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), foi orientadora e avaliadora de trabalhos no 1º Seminário de Defesa de TCC da Gestão Ambiental. Ela comentou que o nível dos trabalhos está muito bom: “a gente fica feliz de ver o resultado. É legal perceber o Instituto Federal cumprindo a missão e fazendo a diferença regionalmente”.

Para o coordenador do curso, o professor Hugo Bolzani, “o 1º Seminário de Defesa de TCC é um marco para o curso de Gestão Ambiental, pois representa o ciclo completo da primeira turma do curso e inserção dos primeiros alunos de um curso superior do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas no mundo do trabalho. Do total de TCCs, três são provenientes de projetos de iniciação científica e quatro são trabalhos técnicos realizados a partir dos conhecimentos adquiridos no curso. Participei da banca de cinco TCCs e fiquei muito contente com a qualidade dos trabalhos apresentados. Acredito que os trabalhos podem gerar muitos frutos, com artigos apresentados em eventos técnicos e publicados em revistas científicas”.

Curso noturno com carga horária de 2.146,6 horas e mínimo de três anos de duração, o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental foi a primeira graduação implantada no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, iniciando suas atividades letivas no dia 28 de janeiro de 2014. A cerimônia de colação de grau da primeira turma está prevista para ocorrer em março de 2017.

Image folder specified does not exist!

Fotos e texto: Daniel Aroni
Ascom/IFSULDEMINAS ­ Campus Poços de Caldas