Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias É CAMPEÃO!!!
É CAMPEÃO!!!

 Aluno do curso Técnico Integrado do Campus é campeão na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa!

mauro_5O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas sagrou-se campeão (medalha de ouro) na categoria “artigo de opinião” da 5ª Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Intitulado “Exploração ou tradição?”, o texto escrito pelo aluno Mauro Marques Canhão, do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, sob a orientação da professora de Português, Larissa Cristina Benedini, foi eleito um dos melhores pelos jurados da Olimpíada, entre 38 finalistas da categoria e outros 50 mil inscritos de todas as escolas públicas do país. A cerimônia de premiação foi realizada na tarde desta terça-feira, 13 de dezembro, no Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo/SP. Além do Mauro e da professora Larissa, também estiveram presentes familiares do estudante e o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, o professor Thiago Caproni. O Campus Poços de Caldas foi o único Instituto Federal vencedor entre todas as categorias (crônicas, poemas, memórias literárias e artigo de opinião). Outros IFs participaram da Olimpíada até a final, inclusive na categoria artigo de opinião, na qual Mauro e Larissa foram campeões.

Pela conquista, o Mauro e a professora Larissa ganharam medalhas, livros, participação em oficinas culturais e de formação, tablets, notebooks e impressoras. Além dos prêmios, o Mauro terá seu texto publicado em um livro da Olimpíada, que será disponibilizado na biblioteca do Campus. O Campus Poços de Caldas também receberá uma placa de homenagem, 10 computadores, 1 impressora, 1 projetor, 1 telão para projeção e livros.

Muito emocionado com a vitória, Mauro disse, em sua rede social, que, apesar de estar confiante, foi uma surpresa quando anunciaram seu nome para subir ao palco e receber a medalha de ouro. Destacou que o exitoso resultado foi obtido por meio de um trabalho em equipe com a professora Larissa. E agradeceu todo o apoio recebido: “Eu só queria agradecer às pessoas que me inspiraram e que continuam me inspirando a continuar fazendo sempre o melhor possível, pois, se uma coisa eu aprendi com a Olimpíada, é que, se você se empenhar naquilo que você gosta e acredita, você consegue ir longe nessa vida. Que a Olimpíada de ngua Portuguesa continue formando não somente vencedores, mas também leitores e escritores cada vez mais críticos, conscientes e experientes. Melhor experiência da minha vida!”. Também muito feliz com a vitória, a professora Larissa demostrou todo o seu orgulho de fazer parte do IF e fez vários elogios ao seu aluno: “Parabéns, Mauro! Você merece! Que você continue brilhando!”

Muito orgulhoso pelo resultado também estava o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, o professor Thiago Caproni. Ele mencionou que a vitória do Campus foi inspiradora e motivadora: “tenho cada vez mais certeza de que a educação pública pode dar certo. A equação é simples: professores capacitados e respeitados + um mínimo de infraestrutura = educação de qualidade. O IFSULDEMINAS - Campus Poços está muito orgulhoso por essa conquista! Obrigado, Mauro e Larissa, por levarem o nome da nossa instituição pelo Brasil!”.

Os 152 alunos e professores finalistas da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, 38 por categoria de inscrição, foram selecionados na Etapa Regional, realizada de 25/10 a 24/11/2016, em quatro cidades diferentes. Os textos finalistas seguiram para a Comissão Julgadora Nacional (CJN), que teve o objetivo de selecionar os 20 textos vencedores desta edição, segundo os critérios de avaliação desenvolvidos pela Olimpíada. Composta por profissionais renomados e qualificados por sólidos conhecimentos da Língua Portuguesa, com experiência em avaliações dessa natureza e familiarizados com o ensino de leitura e escrita, a CJN reuniu-se no dia 5 de dezembro, em São Paulo (SP). Os participantes da comissão eram representantes do Ministério da Educação, da Fundação Itaú Social, do Cenpec, do Consed, da Undime, do Canal Futura e de universidades públicas, além de um jornalista que atua na área da educação e de um renomado escritor brasileiro.

A participação do Campus

O Mauro, assim como os demais alunos de sua turma do 3º ano de Informática e os estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados em Informática e Eletrotécnica do Campus, orientados pela professora de Língua Portuguesa Larissa Cristina Benedini, participaram da 5ª edição da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa produzindo artigos de opinião sobre o tema "O lugar onde vivo". Em seu texto, Mauro falou sobre o uso de charretes em Poços de Caldas, prática que atrai turistas, mas divide opiniões, devido ao uso de animais.

Ao longo do mês de junho deste ano, a professora Larissa desenvolveu oficinas de redação com os alunos, utilizando principalmente o material que foi enviado pelo governo federal, um CD com 14 propostas de oficinas, contendo textos, vídeos, artigos de opinião, entre outros recursos. “A cada aula, trabalhamos com um assunto diferente, como tipos de argumentos, estrutura do texto argumentativo, entre outros. Ao final da oficina, os alunos entregaram o artigo como forma de avaliação do bimestre na disciplina de português”, explicou Larissa.

Em agosto, durante a primeira etapa da Olimpíada (fase escolar), uma banca avaliadora composta pelos professores de língua portuguesa do Campus Poços teve a difícil tarefa de selecionar apenas um texto para representar o IF na competição. Na segunda fase(municipal), o Campus Poços de Caldas concorreu com todas as escolas inscritas da cidade. A terceira etapa foi a estadual. Nessa fase, Mauro foi um dos 500 semifinalistas. Como parte da programação da etapa regional da Olimpíada, de 25 a 27 de outubro, Mauro e Larissa estiveram em São Paulo participando de oficinas de redação, palestras e eventos culturais. A premiação dos 152 finalistas de todas as categorias da Olimpíada aconteceu na noite do dia 27.

A Olimpíada

Instituída em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promoveu sua 5ª edição. Para saber mais, acesse: www.escrevendoofuturo.org.br

    Image folder specified does not exist!
  •  

Fotos e informações cedidas pela Profª. Larissa Benedini
14/12/2016