Home Notícias Horta caseira
Horta caseira

Campus Poços dá início a projeto de extensão de agricultura natural e horta caseira

IMG-20161208-WA0007No último dia 03 de dezembro, na Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (Abaco), no bairro Cohab, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas deu início ao projeto de extensão “Agricultura Natural e Horta Caseira”, coordenado pela professora Lorena Boechat e conduzido pela instrutora e aluna de Gestão Ambiental, Lilian Carrington Davison. A primeira fase do projeto envolveu o módulo I de um minicurso gratuito de horta caseira. O curso contou com cerca de 20 participantes, entre alunos, servidores e comunidade.

Lilian explica que o objetivo desse primeiro encontro foi proporcionar à comunidade interessada informações sobre o plantio para consumo próprio ou geração de lucros. Na ocasião, os participantes do minicurso teórico e prático receberam orientações sobre: o preparo da terra para plantio de hortaliças em geral; manipulação do solo, mistura, adubação e plantio das mudas; plantio em vaso; rega e cuidados iniciais com a muda; e compostagem básica caseira para uso como adubo.

Para Lilian, que já desenvolveu projetos de agricultura natural e horta caseira em escolas e instituições públicas e privadas, o resultado do primeiro minicurso foi muito bom: “parece que as pessoas gostaram. Todas as avaliações foram muito boas e a previsão é que o curso tenha mais dois módulos, sendo que o primeiro deve ser repetido em fevereiro”.

A professora Lorena comenta que, com o intuito de angariar recursos e materiais, o projeto de extensão de “Agricultura Natural e Horta Caseira” do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas foi submetido a edital de fomento do Departamento Municipal de Eletricidade (DME). Contudo, a iniciativa já encontra-se registrada no Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do Campus (NIPE). "O minicurso foi de grande relevância para despertar nos participantes a importância de ter uma horta em casa. Eles conseguiram perceber os malefícios para a saúde que os agrotóxicos podem causar e o quão econômico e prazeroso pode ser ter uma horta caseira", destacou a docente.

A servidora do Campus Poços de Caldas, Marina Murta, e o marido dela, Leandro Moreira, foram dois dos participantes do curso. Marina afirma que a preocupação com uma alimentação saudável é um hábito herdado com os pais dela. Falou que já tinha vontade de ter uma horta em casa, mas que faltava a informação de como começar. “O minicurso foi muito legal porque mostrou a importância da alimentação saudável e a possibilidade de buscarmos esse tipo de alimentação dentro de nossas próprias casas, plantando uma horta caseira”, frisou. A servidora citou que lhe chamou a atenção a explicação de Lilian sobre a técnica de plantio oriental, que prega que é preciso plantar com afeto e gratidão para que a planta tenha um bom desenvolvimento. Marina e o marido agora se preparam para produzirem o primeiro canteiro. Já compraram a terra e estão providenciando as sementes. Querem plantar alface, orégano, alecrim e tomate-cereja, a pedido do filho Gabriel, de oito anos.

Image folder specified does not exist!

Fotos: Profª Lorena Boechat
Texto: Daniel Aroni