Home Notícias Primeira parceria
Primeira parceria

Aldeia Consultoria Jr firma primeira parceria com o Clube de Empreendedores de Poços de Caldas

IMG-20161214-WA0007Em reunião realizada no dia 13 de dezembro, na sede do Clube de Empreendedores de Poços de Caldas, localizada na Rua Prefeito Chagas, os membros da Aldeia Consultoria Jr, a primeira empresa júnior do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, firmaram sua primeira parceria. Participaram do encontro empreendedores e vereadores municipais, além dos alunos membros da Aldeia e do professor coordenador da empresa júnior, Cássio Costa.

A parceria da Aldeia com o Clube de Empreendedores prevê, por parte da empresa júnior do Campus Poços de Caldas, o mapeamento do ecossistema empreendedor da cidade. O objetivo é levantar quais são os empreendedores do município, onde estão localizados e quais suas áreas de atuação e serviços prestados. A Aldeia apresentará esses dados durante um grande evento em março de 2017. O evento organizado pelo Clube, que reunirá empreendedores de renome para debaterem o empreendedorismo, também contará com o apoio da Aldeia na organização.

Durante a reunião do dia 13, os estudantes da Aldeia se apresentaram aos empreendedores de Poços, destacando o que representa uma empresa júnior e quais são os objetivos e propostas iniciais de projetos e serviços da Aldeia (confira aqui a apresentação). De acordo com o professor Cássio “foi um passo importante que a gente deu. Para os nossos alunos, será um ganho em termos de aprendizado e contatos com o mercado. Para o poder público local, o mapeamento do ecossistema empreendedor da cidade irá gerar as informações necessárias para a criação de políticas de fomento a esse empreendedorismo. E, para os empreendedores, esse levantamento será importante para saberem como melhor se posicionarem no mercado”. Na visão do diretor-presidente da Aldeia, o estudante de Gestão Comercial, José Henrique Benedetti, “o encontro possibilitou o contato com diversos empreendedores da cidade engajados em propostas de trazer inovação e empreendedorismo à cidade de Poços de Caldas”.

Reunião de EJs em Machado

No dia 1º de dezembro, os integrantes da Aldeia Consultoria Jr estiveram no Campus Machado para participarem de uma reunião entre as empresas juniores (EJs) do IMG-20161201-WA0027IFSULDEMINAS. No encontro, estiveram os alunos e coordenadores das sete EJs do Instituto Federal com o objetivo de troca de experiências. Segundo o professor Cássio, foi possível verificar que “as atividades da Aldeia estão sendo bem executadas e que temos bastante propensão ao sucesso na oferta de serviços para Poços de Caldas e região”.

Para o diretor-presidente da Aldeia, o estudante José Henrique Benedetti, a reunião em Machado contribuiu “para conhecer todas as pessoas envolvidas com as empresas juniores do IFSULDEMINAS, trocar experiências e saber em que ponto as EJs dos outros campi estão”.

A Aldeia Consultoria Jr

Aprovada pelo Edital 37/2015, de apoio à criação e desenvolvimento de Empresas Juniores no âmbito do IFSULDEMINAS, a Aldeia Consultoria Jr conta com a atuação direta de 12 estudantes-membros de todos os cinco cursos superiores do Campus Poços de Caldas: Engenharia de Computação, Ciências Biológicas, Geografia, Gestão Comercial e Gestão Ambiental. A equipe é coordenada pelo professor Cássio Costa. Saiba aqui mais sobre a empresa.

O estatuto da empresa já foi finalizado e a estrutura organizacional da mesma já encontra-se formada. No momento, a Aldeia está em fase de abertura de seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). De acordo com o professor Cássio, "a empresa júnior é uma oportunidade que os alunos têm de trabalharem com estudantes de outras áreas, aproveitando suas competências para contribuírem com organizações. Por meio de uma formação diferente, vão se tornar muito mais capacitados para o mercado de trabalho".

Fotos da reunião no Clube de Empreendedores:

Image folder specified does not exist!

Fotos da reunião de EJs no Campus Machado:

Image folder specified does not exist!

Fotos: Prof. Cássio Costa
Texto: Daniel Aroni