Home Notícias 6ª Mostra de Estágio
6ª Mostra de Estágio

Durante mostra, alunos dos cursos técnicos e superiores compartilham experiências de estágio

IMG_9470Nos dias 16 e 19 de dezembro, o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas realizou a sua 6ª Mostra de Estágio. Durante o evento, os alunos dos cursos técnicos (integrados e subsequentes) e superiores do Campus, que concluíram entre 50% e 100% de seus estágios, tiveram a oportunidade de compartilhar com a comunidade acadêmica suas experiências de estágio nas empresas e instituições da cidade e região.

As apresentações dos discentes foram avaliadas por professores da área. Os objetivos da Mostra foram: analisar a qualidade das parcerias de estágio firmadas entre o Campus e as empresas conveniadas e criar maior envolvimento de alunos e professores com o estágio. Além disso, foi importante para a Coordenadoria de Extensão ter um retorno sobre o impacto das atividades desenvolvidas no estágio para a formação técnica dos alunos e sobre os locais nos quais os estágios são realizados. A Mostra de Estágio do Campus Poços de Caldas é um evento pioneiro no IFSULDEMINAS.

Os formandos do curso Técnico em Edificações, Thiago Pereira e Diego Martins, cumpriram juntos suas 120h de estágio obrigatório na fábrica da Alcoa, na saída para o município de Andradas. Acompanharam desde o processo de extração da bauxita até a transformação da matéria-prima em pó de alumínio. Alimentaram planilhas e tiveram a oportunidade de aprender mais sobre AutoCAD, Excel, sondagem de solo, topografia e segurança no ambiente de trabalho. “Pude ampliar os conhecimentos na área de Edificações e aprender tudo sobre uma empresa, caso um dia eu queira abrir uma”, destacou Diego.

IMG_9496A formanda do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Amanda Melo, falou sobre as atividades ocorridas em seu estágio realizado na Secretaria Municipal de Educação, como a manutenção dos computadores de creches e escolas municipais. Demonstrando satisfação com o desempenho apresentado, mencionou que foi proveitoso todo o aprendizado e que as pessoas com quem trabalhou foram acolhedoras e sempre a ajudaram quando preciso. Disse também como o estágio foi importante para colocar em prática o que aprendeu no início do curso, já que teve acesso, de maneira detalhada, à montagem e manutenção de computadores.

De acordo com o professor avaliador Straus Michalsky, as apresentações foram interessantes, pois mostraram a inserção dos alunos do Campus na comunidade. O docente afirma que está havendo, cada vez mais, uma diversidade de locais nos quais foram realizados os estágios e que os mesmos têm sido bem executados. Sobre as parcerias com as empresas, citou que são importantes para ambas as partes: o estagiário adquire conhecimento e a empresa ganha em mão de obra qualificada.

Para o professor orientador, Lênio Júnior, que também foi um dos avaliadores da Mostra, o estágio é importante para o aluno desenvolver a responsabilidade e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. No IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, para colarem grau, todos os alunos dos cursos técnicos e superiores precisam realizar uma determinada carga horária de estágio em suas respectivas áreas.

cameraConfira, em nosso Face, todas as fotos da 6ª Mostra de Estágio!

Fotos e texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas