Home Notícias Doutorado defendido
Doutorado defendido

Professor de Artes do Campus Poços comemora defesa de doutorado pela UNESP/Rio Claro

marcio_1-001O professor de Artes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Márcio Luiz Bess, comemora a recente defesa de seu doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), de Rio Claro/SP. A defesa realizada no dia 12 de dezembro teve como membros da banca as professoras doutoras Sara Matthiesen, Danielle Auriemo e Lorena Boechat Reis e os professores doutores Carlos José Martins e Afonso Antonio.

Intitulada “A construção de espaços virtuais colaborativos voltados para a educação com o subsídio da web 2.0: o caso de um curso de Artes”, a tese de doutorado do professor Márcio, que contou com a orientação do professor Dr. Carlos José Martins, teve como foco a produção de espaços colaborativos virtuais para o ensino de Artes. O objetivo do estudo foi oferecer diretrizes para a elaboração de ferramentas tecnológicas em formato do Wiki, no sentido de proporcionar novas formas de interatividade entre os alunos e entre alunos e professores, facilitando o processo de aprendizado e disseminação de conhecimento por parte dos próprios estudantes no ciberespaço. Além de fomentar a formação de grupos de interesses em comum, o trabalho buscou refletir sobre modelos de ensino e práticas pedagógicas participativas e compartilhadas, que não colocam o professor como único responsável pela formação do aluno.

Para o professor Márcio, a defesa do doutorado representou uma grande conquista: “além do conhecimento adquirido, o doutorado me possibilitou aproveitar toda minha experiência acumulada nesses 18 anos que tenho de sala de aula como arte-educador. Foi um momento importantíssimo de reflexão sobre minha própria conduta e práticas pedagógicas, mas, principalmente, um momento de uma grande satisfação, por ter percebido que tenho andado no caminho certo e que pude oferecer aos muitos alunos, que por mim passaram,  vivências significativas e agregadoras às suas vidas”. Em seus agradecimentos, em especial agradeceu aos membros de sua banca pelo aprendizado e pela forma com que conduziram a orientação de seu trabalho.

Image folder specified does not exist!

Fotos e informações enviadas pelo Prof. Márcio Bess
IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas