Home Notícias Meliponário
Meliponário

Campus dá início à construção de meliponário. Novidade fomentará projetos de pesquisa e extensão.

20161031_133725O meliponário (conjunto de colmeias formadas por espécies de abelhas sem ferrão) do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas começa a se tornar uma realidade. Implantado atrás do ginásio poliesportivo do Campus, o espaço já conta com sete colmeias de quatro espécies diferentes: Jataí, Mandaçaia, Mirim e Boca de Sapo, todas nativas do Brasil. De acordo com a coordenadora do projeto, a professora doutora em Entomologia Isabel Ribeiro Teixeira, a iniciativa visa a fomentar projetos de pesquisa e extensão na área.

Os estudos de viabilidade do projeto iniciaram-se em agosto de 2016. A iniciativa conta com o envolvimento direto de estudantes dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, Ciências Biológicas e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Seis trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de alunos da Gestão Ambiental já trarão, inclusive, resultados sobre o meliponário do Campus.

Em outubro, durante a Semana Cultural e Tecnológica do Campus, o minicurso sobre “Biologia e manejo de abelhas sem ferrão” ministrado pelo apicultor e mestre em Biologia Animal, Rubens Marcelo de Castro, foi fundamental para os trabalhos de implantação do meliponário, salientou a professora Isabel. De acordo com a docente, o minicurso forneceu o embasamento necessário para a equipe dar início à criação e manutenção das colmeias.

Para a construção do meliponário, a professora Isabel explica que foi realizada uma verdadeira força-tarefa. A prefeitura e outros apoiadores doaram materiais e mão de obra. O projeto já encontra-se registrado pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) do Campus. O intuito é submeter a ideia a edital, para a conquista de recursos e bolsas. Os interessados em contribuir com o projeto podem fazer suas doações nas caixas espalhadas pelo Campus, na cantina, na secretaria e na sala dos professores.

20161028_143051O projeto tem parceria com a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), por meio do professor e pesquisador Angel Roberto Barshuk. A professora Isabel comenta que o meliponário poderá ser utilizado para a produção de pesquisas, projetos de educação ambiental junto aos estudantes das escolas de Poços e região e projetos de extensão, por meio da oferta de capacitação à comunidade, que terá a oportunidade de se profissionalizar na criação dessas abelhas e na produção comercial ou artesanal de mel. Isabel destaca que o mel das abelhas sem ferrão, além de muito nutritivo, é muito apreciado pelo seu sabor, chegando a custar mais de R$100,00 o litro.

As abelhas têm uma enorme função junto ao meio ambiente, pois são responsáveis pela polinização de muitas espécies vegetais, que garantem alimento para pessoas e animais. O que está acontecendo é que as abelhas estão desaparecendo. O mundo inteiro tem destinado pesquisas para reverter essa situação. A principal suspeita para esse desaparecimento é o uso de agrotóxicos nas lavouras. Se não fossem as abelhas, viveríamos uma verdadeira catástrofe e uma crise mundial na produção de alimentos. Há lugares até em que alugam-se colmeias para garantir a polinização das plantas nos períodos de floradas”, frisou a professora Isabel.

A equipe do projeto almeja agora a aquisição de mais colmeias e a continuidade dos trabalhos de implantação de um jardim sensorial ao redor do meliponário.

Jardim Sensorial

Para ajudar no fornecimento de alimento às abelhas, a equipe do meliponário do Campus Poços de Caldas trabalha na implantação de um jardim sensorial ao redor das colmeias. Estão sendo plantadas mudas de manjericão, pitanga, acerola, alecrim, entre outras. Algumas plantas foram doadas pelo Horto da prefeitura de Poços de Caldas.

O objetivo, além de reforçar a dieta das abelhas, é criar um jardim atrativo para a visitação, de maneira a estimular os sentidos: o tato, através das texturas das plantas; a audição, com repuxos d’água; a visão, através das cores exuberantes; o paladar, por meio da degustação dos frutos e, finalmente, o olfato com os aromas das espécies. Para fornecer uma opção mais próxima de água para as abelhas e aguçar a audição de quem visitar o meliponário, o jardim também terá fontes de água renovável, doações de membros e apoiadores do projeto.

Workshop sobre Insetos Sociais

O IFSULDEMINAS, por meio da professora Isabel Teixeira, está no apoio e organização do IV Workshop sobre Insetos Sociais, que acontece nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2017, no Espaço Cultural da Urca em Poços de Caldas. A submissão de trabalhos científicos acontece até o dia 15 de janeiro. E as inscrições de interessados em participar poderão ser realizadas até o dia do evento, de acordo com a disponibilidade de vagas. A programação inclui palestras com grandes pesquisadores nacionais e internacionais. Mais informações: http://www.unifal-mg.edu.br/biologiadasocialidade/

Image folder specified does not exist!

Fotos enviadas pela Profª Isabel Teixeira
Texto: Daniel Aroni