Home Notícias Formatura do Integrado
Formatura do Integrado

Instituto Federal realiza formatura dos cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e Informática

IMG_9702A noite do dia 21 de janeiro foi um marco para cerca de 50 alunos concluintes dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Informática integrados ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Depois de três anos de intensos estudos, enfim, chegou a tão sonhada noite de formatura. Familiares, amigos e servidores prestigiaram o evento realizado no auditório do Campus.

Fizeram parte da mesa de autoridades o pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, professor Cleber Barbosa; o diretor de Administração e Planejamento do Campus Poços, Luis Adriano Batista; a coordenadora de Ensino do Campus, professora Luciana Nascimento; a paraninfa e o patrono dos formandos do curso Técnico em Informática, professora Lerice Garzoni e professor Eli Tavano; a paraninfa e o patrono dos formandos do curso Técnico em Eletrotécnica, professora Heidi Jancer e professor Yull Heilordt; e o homenageado do curso Técnico em Eletrotécnica, professor Bruno Bragança.

De pé, todos salvaram com palmas a entrada dos formandos no auditório. O juramento foi feito pela aluna Vanessa Furtado. Depois da outorga de grau proferida pelo pró-reitor de Extensão do Instituto, todos os formandos puderam colocar o capelo e ouvir os discursos dos oradores das turmas. Em seu discurso pela turma do curso Técnico em Informática, o formando Waldir Rodrigues destacou as experiências vivenciadas durante o curso: “quando olhamos pelo longo caminho que percorremos, é possível ver como os pequenos momentos construíram esse todo de forma tão perfeita, pois saímos daqui hoje não somente como profissionais, mas como melhores pessoas, frutos da imensurável contribuição desta instituição para com o desenvolvimento de seus alunos como seres humanos”.

Em sua fala, o orador do curso Técnico em Eletrotécnica, Matheus Araújo, fez seus agradecimentos a todos os professores, servidores e colegas de turma: “todos foram importantes nesse processo. Enxergo tudo isso como um grande quebra-cabeças; caso faltasse uma peça, ele não estaria completo, portanto, todos são importantes, necessários e merecedores de agradecimentos. Muito obrigado!”.

As professoras Lerice Garzoni e Heidi Jancer também discursaram em nome de todos os professores homenageados pelos formandos. Depois da entrega dos diplomas, houve também a entrega das medalhas de honra ao mérito aos alunos que mais se destacaram nos cursos. Os formandos do curso Técnico em Eletrotécnica medalhistas foram: Tatiane Silva (bronze), Matheus Araújo (prata) e Pedro Neves (ouro). No curso Técnico em Informática, quem ganhou medalhas foram: Carla Barboza (bronze), Vitória Laudares (prata) e Isabela Bagatini (ouro).

IMG_9657Em seu discurso de encerramento, o pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, professor Cleber Barbosa, falou sobre a história da implantação do Campus Poços de Caldas, sobre a satisfação de participar da formatura e agradeceu aos pais e familiares por confiarem parte da educação de seus filhos ao IF: “nenhuma formatura é igual. Essa energia positiva revigora nossos ânimos. Vocês, formandos, estão levando o nome do nosso IF. Desejo a vocês uma profícua carreira. Acredito em vocês. Terão um futuro muito promissor”.

Para Stephanie Gonçalves, concluir o Ensino Médio juntamente com o curso Técnico em Eletrotécnica “foi uma grande realização”. Ela vai agora continuar seus estudos, no IF mesmo, por meio do curso Técnico em Edificações: “sou muito grata pelos professores. Foram os melhores que eu poderia ter. Aprendi muito aqui”.

Estela Ramos disse que não tem palavras para descrever a alegria de se formar: “o ensino foi fenomenal, totalmente diferente de qualquer escola pública”. A nova técnica em Informática disse que deseja cursar arquitetura.

O curso em si é muito bom. O ensino é acima da média. Sou muito grato ao IF” comentou o formando do curso Técnico em Eletrotécnica, Jonathan Diniz, que já está fazendo contatos para começar a trabalhar na área e, depois, fazer uma faculdade.

Ganhadora da medalha de ouro por seu destaque no curso Técnico em Informática, Isabela Bagatini, mencionou que sonha com uma graduação em História e que aguarda confiante o resultado do vestibular da UNICAMP. “Gostei bastante de estudar no IF. Foi uma experiência muito enriquecedora; uma bagagem que vou levar para o resto da vida”, finalizou.

Lotando o auditório do Campus, os pais e familiares presentes também se mostraram muito felizes com a vitória dos formandos. Simone Silveira, mãe da Thaís de Cássia, formanda do curso Técnico em Informática, disse que vale muito a pena incentivar os filhos a estudarem no Instituto Federal: “estou muito feliz por minha filha estar se formando. Tanto o Ensino Médio quanto o curso profissionalizante foram muito bons para ela”.

cameraVeja e baixe todas as fotos da formatura em nossa página no Face! Curta e compartilhe!

Fotos e texto: Daniel Aroni
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas