Home Notícias Biblioteca Viva
Biblioteca Viva

Alunos do curso FIC de Auxiliar de Biblioteca do Campus visitam a Biblioteca de São Paulo

IMG_9602Com o objetivo de entenderem melhor o conceito de “biblioteca viva”, os alunos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Capacitação para Auxiliar de Biblioteca e para Professores para o Ensino e o Uso da Biblioteca (PEUB), do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, visitaram, no último dia 10 de janeiro, a Biblioteca de São Paulo, na capital paulista. As bibliotecárias instrutoras do curso, Heliese Pereira e Maria das Dores Teodoro, também acompanharam a visita, que fez parte das atividades da disciplina “Ações culturais em bibliotecas”.

Na Biblioteca, os alunos e instrutoras do Campus Poços foram guiados por funcionários capacitados na organização de visitas orientadas, que apresentaram as dependências, serviços prestados e setores da instituição, como o setor de acessibilidade que atende deficientes visuais e auditivos. No prédio, o grupo do IFSULDEMINAS pôde conferir espaços alternativos e convidativos à leitura, com puffs, sofás, mobiliário apropriado e colorido para crianças, com ambientes interligados e não setorizados.

Inaugurada em 2010, a Biblioteca de São Paulo tem como prática o fomento a várias ações culturais de incentivo à leitura, com atividades para diversos públicos, atendendo, inclusive, moradores de rua. Segundo Heliese, um dos objetivos da visita foi proporcionar aos alunos conhecimentos necessários para que eles mesmos possam organizar esses tipos de atividades em seus ambientes de trabalho.

Durante a visita, os alunos puderam perceber que há a possibilidade de as bibliotecas atenderem vários tipos de públicos, de serem democráticas, acessíveis, com livre acesso ao conhecimento. Também entenderam que a biblioteca viva é aquela que apresenta várias atividades culturais ao mesmo tempo, como rodas de leituras, contação de histórias, shows e tudo gratuito. Foi uma visita muito interessante. Quem participou voltou com uma visão diferenciada de como tem pode ser uma biblioteca pública. A biblioteca não é silenciosa. Adoro esse tipo de biblioteca, dinâmica e barulhenta”, comentou Heliese.

Para a aluna Geanny Andrade, conhecer a Biblioteca de São Paulo foi uma experiência "única e libertadora": "amei a organização, o espaço, a inclusão e a variedade de atividades desenvolvidas pela instituição. Uma biblioteca criativa, inovadora, excepcional!".

Image folder specified does not exist!

Fotos: Heliese Pereira
Texto: Daniel Aroni