facebooktwitter_2youtube

Home Notícias PICNIC Literário
PICNIC Literário

Evento do IF no Parque Municipal envolveu a comunidade em atividades culturais e esportivas

IMG_9920Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e ofertar gratuitamente à comunidade opções de esporte e cultura, o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas realizou, na tarde desse último sábado (28/janeiro), no Parque Municipal Antônio Molinari, o PICNIC Literário. Crianças e adultos puderam se divertir em diversas atrações, como contação de histórias, pintura facial, montagem de bonecos, biblioteca móvel, recital de poesias, varal literário e muitas brincadeiras. A iniciativa foi dos alunos concluintes do curso FIC Auxiliar de Biblioteca, do Campus Poços de Caldas, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Casa da Árvore Projetos Sociais.

Durante o evento, por meio de fantasias, maquiagem, adereços e outros artifícios, o grupo de alunos do curso FIC do IFSULDEMINAS promoveu a contação de três histórias infantis: Menina Bonita do Laço de Fita, O Bonequinho Doce e Bonequinha Preta. Depois de cada contação, foram propostas atividades, como a montagem de bonecos personagens das histórias, por meio de colagens e aplicações. A criançada ainda teve energia de sobra para brincar de pula-corda, estoura-balão, peteca, vôlei, passa-bola, bambolê e corrida de saco.

Do lado de fora do parque, a Biblioteca Móvel da Prefeitura esteve de portas abertas para receber os visitantes ávidos pela leitura. Os representantes da Casa da Árvore Projetos Sociais também aproveitaram a oportunidade para fazerem o lançamento da revista Página 9 ¾, publicação virtual direcionada e feita pelo público jovem. O PICNIC também gerou solidariedade, por meio da arrecadação de uma caixa de alimentos para doação às crianças da Casa do Caminho. E, na hora da lanche, também teve interação entre os participantes e socialização de alguns comes e bebes.

IMG_0053A Carolina Ortolan foi com o filho Victor, de dois anos e nove meses, prestigiar o PICNIC. Ela disse que o Victor adorou a contação de histórias e brincar com as outras crianças: “o pessoal que contou as histórias estava bem desenvolto. Foi bem interativo”. Para Carolina, esse tipo de atividade é sempre muito bem-vinda, pois estimula nas crianças, mesmo nas mais pequenas, o interesse pelas histórias e os livros.

Quem também levou para o PICNIC os filhos Heitor (07 anos), Matheus (06) e Íris (04) foi a servidora pública Tatiana Brandão. “Achei super bacana a ideia. Uma iniciativa muito legal. As músicas infantis foram muito bem selecionadas, a estrutura estava muito boa, a parte lúdica para as crianças foi fantástica. Meus filhos adoraram. Estão todos de parabéns!”, revelou.

A concluinte do curso FIC de Auxiliar de Biblioteca, Ana Beatriz Gatti, afirmou que “foi maravilhoso participar da organização do evento”: “foi muito legal levar essa oportunidade de cultura para as pessoas e ver a criançada prestando atenção nas histórias. Minhas amigas todas elogiaram o evento”. Ana Beatriz falou ainda que amou fazer o curso de Auxiliar de Biblioteca do IF: “não imaginava que eu fosse aprender tanto. O curso foi super informativo; abriu a mente da maioria dos participantes. Não sabia que a biblioteca podia fazer tanta coisa”. Ana Beatriz salientou que se identificou muito com a área e que, se tiver oportunidade, pretende um dia cursar Biblioteconomia.

IMG_9938Para Ana Carolina Augusto, colega de turma de Ana Beatriz, “foi gratificante ver cada criança, adulto e adolescente brincando e aproveitando cada momento do PICNIC Literário”. Ana Carolina mencionou que o evento foi fruto do trabalho em equipe, cooperação e dedicação de todos os alunos. Sobre o curso FIC de Auxiliar de Biblioteca, citou que a qualidade foi excelente: “além da teoria, o curso nos possibilitou fazer visitas em bibliotecas, o que contribuiu para a nossa formação. É notável que o conhecimento necessite ser contínuo e que cada profissional precisa se capacitar a cada dia, por isso, agradeço pelas experiências vividas no pequeno tempo que passamos no curso e no evento. Tenho certeza que tudo foi de grande valia e que vou levar comigo cada momento vivido”. Ana Carolina pretende agora atuar em bibliotecas escolares e passar adiante o conhecimento adquirido no curso.

Outra concluinte do curso, Cleila Carvalho, avaliou que “ver na prática a teoria desenvolvida  em sala de aula foi emocionante. Todo o processo, desde o surgimento das ideias, a discussão sobre a viabilização e, finalmente, a execução e a aplicação delas foi muito prazeroso e integrou e aproximou ainda mais a turma. Participei do grupo de contação de histórias e foi extremamente divertido e gratificante observar a reação das crianças”. Cleila, que é professora de matemática, expôs que também adorou fazer o curso: “formamos um grupo muito especial; amizades que espero cultivar para sempre”.

Realizado nos meses de novembro e dezembro de 2016 e janeiro de 2017, totalizando 90 horas de carga horária, o curso FIC de Auxiliar de Biblioteca do Campus Poços de Caldas capacitou gratuitamente, ao todo, 29 pessoas. Para Heliese Pereira, uma das instrutoras do curso, o PICNIC Literário fechou com chave de ouro as atividades do curso: “aliar teoria à prática, ocupar espaços públicos e oferecer à comunidade atividades esportivas, culturais e literárias foram os nossos objetivos. O evento foi maravilhoso! Parabenizo todos os alunos que se empenharam para realizar todas as atividades com muita qualidade! Foi lindo de ver a alegria e dedicação de todos! Agradecemos imensamente à Secretaria Municipal de Cultura, na pessoa do Secretário Hudson Vilas Boas, ao liberar a biblioteca móvel; o secretário de Esportes e Lazer, Wellington Alber Guimarães; o administrador do Parque Municipal Antônio Molinari, Sr. Luisão, que não mediram esforços para organizar o parque para receber o evento; e a ONG Casa da Árvore, na pessoa da Leila Vilhena, nossa parceira no evento”.

camera face_icone_transparenteConfira todas as fotos do PICNIC Literário em nossa página no Face! Curta e compartilhe!

Fotos: Ana Carolina Bernardes Augusto
Texto: Daniel Aroni
Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas
31/01/2017