Home Notícias Video-documentário
Video-documentário

Estudantes de Geografia produzem documentário sobre impactos da mineração na região de Caldas

Estudantes do curso de Geografia do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas produziram um video-documentário sobre os impactos socioambientais, decorrentes da mineração, na região da Pedra Branca, em Caldas (MG). O material foi exibido no evento "Aliança em Prol da APA da Pedra Branca", que ocorreu no último dia 25 de janeiro, na praça central de Caldas, e contou com a presença de movimentos sociais, pesquisadores/professores de instituições de ensino, membros da comunidade local, representantes de órgãos públicos, dentre outros atores sociais.

Desenvolvido pelos estudantes Israel Domingos São Romão, João Paulo Ferraz, Mariana Medeiros Alves, Nathália Silva de Oliveira Costa, e Renan Evaristo do Lago, o video-documentário "Da mineração à desertificação - Santuário da Pedra Branca" foi realizado com o auxílio da Profa. Dra. Melina Mara de Souza (IFSULDEMINAS), e contou com a colaboração de Jonatas Bonifácio da Silva em sua edição.

Neste material, os estudantes de Geografia mostram relatos de diversas pessoas das comunidades rurais circundantes à Pedra Branca, que evidenciaram os diversos tipos de impactos socioambientais causados pela mineração na área e como estes problemas prejudicam efetivamente a economia, a paisagem, e o meio ambiente local nos dias atuais e no futuro.

O vídeo está disponível na internet, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=W8ikceQYLjc

Texto: Prof. Alexandre Carvalho
03/02/2017