Home Notícias Volta às aulas
Volta às aulas

Veteranos e calouros dos cursos técnicos e superiores do Campus iniciam semestre letivo

IMG_0145A segunda-feira, 06 de fevereiro, foi dia de volta às aulas no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Foi a hora de rever os colegas e professores, colocar o papo em dia e ficar por dentro das novas disciplinas. O dia 06 também marcou o primeiro dia de aulas no IF para cerca de 315 calouros dos cursos superiores de Engenharia de Computação, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Geografia, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão Comercial, e dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Edificações subsequentes ao Ensino Médio e dos cursos técnicos em Informática e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio, ingressantes no último vestibular.

No primeiro dia de aulas, os diretores, coordenadores e professores do Campus repassaram informações importantes aos novatos. Os calouros também fizeram um tour pelos prédios, laboratórios e setores do Campus. E ainda foram recepcionados no intervalo com o show da Banda MINDUIM, que tem entre seus integrantes alunos do curso de Geografia. Entre as músicas tocadas, grandes clássicos do Rock nacional, Reggae e MPB.

IMG_0207No auditório, em sua fala de boas vindas aos novatos, o diretor-geral do Campus, o professor Thiago Caproni, parabenizou os estudantes pela aprovação no vestibular e sugeriu a eles para que aproveitem ao máximo as oportunidades ofertadas pelo Instituto Federal, como as bolsas em projetos de pesquisa e extensão. Falou sobre a qualidade da formação dos professores do Campus e da equipe multidisciplinar de técnicos administrativos, que está de prontidão para auxiliá-los. Mencionou ainda sobre as obras de construção da nova biblioteca e do prédio administrativo, que em breve estarão finalizadas. “Gostamos muito de ver as turmas cheias. Isso mostra que estamos cumprindo o nosso papel”, finalizou.

Para a veterana Clicia Carvalho, do 2º Ano do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, foi muito bom ver a empolgação dos novos alunos: “mostramos nossa experiência a eles, demos dicas e falamos como essa escola tem um ensino incrível. É sempre bom fazer novas amizades”.

Vindo de Rio Claro, no interior de São Paulo, Renato Zane, disse que Poços de Caldas o agradou bastante. Ele ingressou no curso de Engenharia de Computação via SiSU. Animado com seu primeiro dia de aula, já faz planos de trabalhar na área após a formatura: “estou gostando. O IF me pareceu bem estruturado e promissor”.

IMG_0192O morador do bairro Santana em Poços de Caldas, Rafael Douglas, está muito feliz com sua aprovação no processo seletivo do curso Técnico em Eletrotécnica Subsequente: “o curso vai me ajudar bastante. Trabalho como auxiliar de eletricista em uma firma de engenharia elétrica e civil. Quero melhorar meu currículo e virar eletricista. Tenho colegas que já fizeram o curso e me recomendaram”.

O calouro do curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial, Yuri Patrick, morador do Bairro Campos Elíseos, também comemora. Ele, que é vendedor em uma loja de materiais para construção, deseja se formar e abrir o próprio negócio: “o IF é bem estruturado. Minha expectativa é boa”.

Há 17 anos sem estudar, o morador do bairro Jardim Aeroporto, Rafael Albo, parece nem acreditar que, desta vez, irá estudar no IF, depois de três anos de tentativas. Ele vai cursar o curso superior de Licenciatura em Geografia: “para mim, foi uma vitória. Quero me formar e dar aula, desenvolver pesquisa, conhecer e transmitir conhecimento. Já fiz um curso técnico EaD no IFSULDEMINAS. É uma instituição séria e com ensino de qualidade”.

camera face_icone_transparenteConfira todas as fotos da volta às aulas no IF em nossa página no Face! Curta e compartilhe!

Fotos e texto: Daniel Aroni
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas