Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 11h09 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 12h48 | Acessos: 2272

Campus Poços de Caldas realiza evento em prol da saúde mental e da valorização da vida

A valorização da vida e da saúde mental foi o maior objetivo do evento Setembro Amarelo, realizado entre a comunidade escolar do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas no dia 20 de setembro. Na ocasião, a arte foi utilizada como forma de informação e prevenção ao suicídio. Por meio da esquete "O som do silêncio", apresentada pelo Grupo de Teatro IFoco - o teatro como resistência cultural, grupo que faz parte de um projeto de extensão do campus, foi possível levar uma mensagem de apoio a servidores e alunos, informar sobre os serviços disponíveis na rede pública de saúde e sobre a atuação dos profissionais do IF e também dos profissionais externos (médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais) na prevenção e combate ao suicídio.

IMG 5845

O Grupo de Teatro IFoco apresentou a esquete "O som do silêncio".

A apresentação teatral também abordou o tema da medicalização, da psicofobia e do respeito, empatia e cuidado para com as pessoas que sofrem com as questões de saúde mental. A esquete foi produzida pela atriz e diretora Évila dos Anjos, também professora bolsista do Projeto Grupo de Teatro IFoco, projeto que é coordenado pela psicóloga do Campus Poços de Caldas, Josirene Barbosa. Os atores interpretaram um texto que foi retirado da Página Vida de um Bipolar, uma página do Facebook dedicada a pessoas com transtornos mentais, como bipolaridade, borderline e outros.

Além da esquete teatral, a comunidade teve um espaço para tirar suas dúvidas e propor ações sobre o tema. Alguns alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio organizaram um painel interativo, onde as pessoas podiam falar de suas angústias e deixar frases positivas para as outras pessoas. Também teve música e exposição de fotos que remetiam ao bem-estar. Segundo a enfermeira do campus, a servidora Celma Barbosa, o evento objetivou trabalhar a temática da valorização da vida, “de forma humanizada e sutil, enfocando os sentimentos de bem-estar, alegria e satisfação”. Celma comentou que ficou muito satisfeita com o engajamento de toda a comunidade escolar: “gostei muito do envolvimento dos alunos no evento, os quais mostraram-se atentos ao teatro e observaram com interatividade o painel montado com fotos. Acredito que, por meio de atividades desse tipo, com enfoque na promoção da saúde e na prevenção de doenças, possamos alcançar resultados mais produtivos para toda a comunidade escolar, uma vez que fornecem ao indivíduo a possibilidade de entender suas necessidades e angústias sob um ótica mais humanizada e menos medicalizada".

IMG 5863

A apresentação teatral levou uma mensagem de valorização da vida e de empatia para com o próximo.

No IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o evento Setembro Amarelo foi promovido pela Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE) e realizado pela psicóloga Josirene Barbosa, pela enfermeira Celma Barbosa e pelo assistente social Fábio Ávila, com o apoio e atuação direta de outros servidores e alunos do campus. "A temática referente ao Setembro Amarelo demanda um trabalho que extrapola o nível meramente individual. Por isso, temas como prevenção ao suicídio, depressão, ansiedade, entre outros relativos à área da Saúde Mental, precisam ser abordados enquanto um problema de saúde pública, e não uma questão que diz respeito apenas à pessoa que sofre. Fatores socioeconômicos e culturais devem ser levados em conta ao se tratar o tema, pois vivemos em uma sociedade que nos causa adoecimento, uma sociedade competitiva, violenta e que tem caminhado cada vez mais para a perda dos laços afetivos”, afirmou Josirene.

No Brasil, a campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). No Campus Poços, de acordo com Josirene, “a ideia é discutir todas essas questões, não apenas no mês de setembro, mas durante todo o ano, ouvindo nossos alunos, nossos servidores, enfim, toda a comunidade, suas demandas e sugestões. Nosso objetivo é propiciar um espaço de acolhimento destas pessoas e também de informação e formação”.

Confira as fotos do evento!

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas