Home Notícias Curso reconhecido
Curso reconhecido

Curso superior de Gestão Ambiental, do Campus Poços de Caldas, é reconhecido com nota 04 pelo MEC

new_direito_mec

O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas acaba de subir mais um degrau rumo à excelência na oferta de ensino público para toda a região. O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, o primeiro curso superior implantado no Campus, recebeu nota 04 (de um máximo de 05) pelo Ministério da Educação (MEC), sendo considerado muito bom. O relatório da avaliação foi publicado nesta segunda-feira, 13, no portal e-MEC.

A avaliação do curso foi realizada nos dias 02 e 03 de fevereiro pelos avaliadores designados pelo MEC, os professores Elton Pinto Colares (docente da área de Fisiologia na Universidade Federal do Rio Grande – FURG/Rio Grande do Sul) e Paulo Cesar Moreira (docente das áreas de Neuroanatomia e Neurociência na Universidade Federal de Goiáis – UFG). Na ocasião, os avaliadores do MEC estiveram no Campus Poços de Caldas para conversar com os professores, discentes, diretores, professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e visitaram todos os locais onde o curso mantém atividades. A avaliação do MEC levou em consideração três dimensões: o projeto pedagógico do curso (PPC), a insfraestrutura e o corpo docente.

Muito feliz com a nota do MEC, o coordenador do curso, o professor Hugo Bolzani, explica que o reconhecimento é fruto de um trabalho em equipe: "ficamos muito contentes com o conceito obtido no reconhecimento do curso. Isso mostra que os docentes, o NDE e o Colegiado do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental fizeram um trabalho brilhante o obtiveram um reconhecimento positivo por isso". Orgulhoso pela conquista, o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, o professor Thiago Caproni, agradeceu também a todos os envolvidos: “gostaria de agradecer a todos os servidores que, de forma direta ou indireta, trabalharam desde a concepção do curso até seu reconhecimento. O trabalho foi grande e intenso. Gostaria de agradecer o trabalho das nossas diretorias, suas coordenações e setores, que não mediram esforços para que esse resultado fosse alcançado. Agradeço também à coordenação do curso, seu colegiado e NDE pelo comprometimento na formação dos nossos alunos. Por fim, agradeço aos docentes que atuam no curso. Esse resultado mostra que estamos no caminho correto em busca da oferta de cursos com qualidade e que atendam as necessidades da comunidade”.

Quem também ficou satisfeita com a nota do MEC foi a comunidade discente do curso, assim como a formanda Monique Barros: “fico muito feliz que o curso tenha recebido essa nota, pois só reflete a qualidade, não só do curso em si, mas também de todos os envolvidos nele, como os professores e técnicos, e também toda a estrutura do Campus”. Para o Bruno Rodrigues, também formando do curso, o reconhecimento do Ministério da Educação foi uma "notícia fantástica": "as coisas boas acontecem em lugares onde a positividade, o conhecimento, a união e a educação são praticados diariamente. Isso tenho toda certeza que pude vivenciar dentro do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. As batalhas enfrentadas por discentes, docentes e técnicos foram constantes para poder manter toda a qualidade do curso e a estrutura organizacional e física da instituição. Em nome de todos, deixo meus sinceros agradecimentos às oportunidades oferecidas pelo IF e às conquistas que se concretizaram".

O curso

Com oferta desde janeiro de 2014, o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuação em gestão, planejamento, execução e coordenação das atividades ligadas à área ambiental, em todas as suas etapas e níveis de execução, a partir do conhecimento do ambiente (físico, biológico e antrópico) e dos instrumentos, métodos e técnicas capazes de compatibilizar as intervenções, às quais o ambiente está sujeito, com a sua conservação. Com duração mínima de 03 anos, o curso é noturno e o ingresso se dá via vestibular e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para saber mais, clique aqui.

IMG_0131

Os professores avaliadores do MEC, Elton Colares e Paulo Moreira. Fotos tiradas em 02/02/2017.

Image folder specified does not exist!

Fotos e texto: Daniel Aroni
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas