Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Workshop - Insetos Sociais
Workshop - Insetos Sociais

IFSULDEMINAS marca presença no IV Workshop sobre Insetos Sociais

IMG_0691Nos dias 08 e 09 de fevereiro, no Espaço Cultural da Urca em Poços de Caldas, a Seção Brasileira da International Union for the Study of Social Insects (IUSSI) realizou o IV Workshop sobre Insetos Sociais, com o objetivo de apresentar e discutir com a sociedade e a comunidade científica os últimos avanços nas pesquisas sobre abelhas, vespas, formigas e cupins. Por meio da professora Isabel Teixeira, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas também esteve no apoio e organização do evento, juntamente com o Grupo de Pesquisa Biologia da Socialidade da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), a prefeitura municipal, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

O evento contou com a participação de alunos e servidores do Campus Poços de Caldas, de pesquisadores da biologia de insetos sociais e de outros invertebrados com características sociais, alunos de Graduação e Pós-Graduação nas diferentes áreas das Ciências Biológicas e profissionais de áreas diversas com interesse em aspectos da biologia da socialidade, professores das redes Municipal e Estadual de Ensino da região, apicultores, meliponicultores, bem como outros profissionais que trabalham com manejo de insetos urbanos, como cupins e formigas. O Workshop abrangeu a apresentação oral e a discussão de trabalhos científicos originais relativos à biologia dos diferentes grupos de insetos sociais e trabalhos apresentados na forma de painel. Muitos trabalhos foram desenvolvidos com a colaboração de pesquisadores estrangeiros e algumas palestras foram proferidas por estudiosos dos Estados Unidos, Bélgica e Suécia. No total, foram apresentados 43 pôsteres e realizadas 22 apresentações orais. Durante os dois dias de evento, em torno de 150 participantes passaram pela Urca.

A Associação dos Apicultores do Planalto de Poços de Caldas e Região (APIS – Poços) levou um estande para o evento. O público pôde conferir e adquirir os diversos produtos originários da Associação, como mel, cera, própolis, favo, hidromel (vinho feito de mel) e pólen. Do lado de fora da URCA, a Associação fez a exposição de 10 colmeias de três espécies de abelhas sem ferrão: Mandaçaia, Jataí e Mirim. Para Ander Vieira de Sousa, que é um dos membros da APIS e um dos colaboradores na implantação do meliponário do Campus Poços de Caldas, participar do Workshop foi “uma forma de intercâmbio, de apresentar a Associação e de aprender”. Criada em maio de 2008, a Associação hoje conta com 35 associados.

O biólogo poços-caldense, Pedro Leite, apresentou um trabalho sobre duas espécies de formigas da Caatinga brasileira, que exercem papéis distintos. De acordo com o estudo, que é fruto do mestrado do pesquisador em Ciências Ambientais pela Texas A & M (universidade localizada no Texas/EUA), uma das formigas é capaz de melhorar a infiltração para as plantas e a outra espécie pode dificultar esse processo. Pedro, em sua segunda participação no Workshop, mencionou que as apresentações foram bem interessantes.

Amanda Prato da Silva, bióloga e mestranda em Entomologia pela USP de Ribeirão Preto, apresentou um estudo sobre parasitoidismo entre vespas, mostrando que uma das espécies analisadas utiliza o ninho da outra para colocar seus ovos. Também em sua segunda participação no Worshop, disse que gostou bastante das palestras da sua área: “esse evento é bom para divulgar nossa pesquisa e conhecer outros trabalhos”.

IMG_0655A professora da UNIFAL, Lívia Moda, que também é membro do Grupo de Pesquisa Biologia da Socialidade, acredita que o evento atingiu seus objetivos: “o resultado foi bem favorável. Tivemos muitos trabalhos de várias partes do país. Houve bastante interação e foram feitos muitos contatos. Foi bem produtivo”.

O vice-presidente da IUSSI Brasil, o professor da USP de Ribeirão Preto Fabio Nascimento, destacou que o IV Workshop sobre Insetos Sociais veio para mostrar que a IUSSI encontra-se sedimentada: “foram dois dias de intensas atividades, trabalhos de nível internacional com versões em inglês e debate de temas atuais, como genética, conservação, química e ecologia. O vice-presidente adiantou que a International Union for the Study of Social Insects se prepara agora para receber, em agosto de 2018 no Guarujá/SP, cerca de 3000 participantes para o Congresso Internacional da IUSSI. Fabio explica que o estudo sobre os Insetos Sociais é de extrema relevância, tendo em vista a importância desses insetos na ecologia, na agricultura e na produção de alimentos. “As abelhas são importantes na polinização, muitas vespas são predadoras de pragas agrícolas, os cupins auxiliam na reciclagem de matéria orgânica e as formigas são boas para o solo”, argumentou.

Para a professora do Campus Poços de Caldas, Isabel Teixeira, que também é membro do Grupo de Pesquisa Biologia da Socialidade da UNIFAL, o evento foi muito interessante, pois envolveu os melhores pesquisadores da área do Brasil. “Foi uma oportunidade de estarmos aqui em Poços e termos uma intimidade com pesquisa de ponta em vários seguimentos dentro dessa grande área que é “Insetos Sociais”. Para mim, que ministro dentro da área, foi muito importante, principalmente em relação à minha atualização. Fiquei ainda mais motivada para passar as novidades que eu fiquei sabendo para os meus alunos. O fato de Poços de Caldas ter essa oportunidade de receber esse evento e o fato de nosso Instituto ser parceiro nos coloca como parte integrante da ciência nacional. O evento gerou várias ideias de projetos de iniciação científica para nossos alunos, além de proporcionar a eles o contato com cientistas de várias universidades do Brasil e do mundo e um contato íntimo com a ciência acontecendo, pois os assuntos discutidos ali ainda vão chegar nos livros daqui há muito tempo”.

camera face_icone_transparenteConfira todas as fotos do Workshop em nossa página no Face! Curta e compartilhe!  

Fotos e texto: Daniel Aroni
Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas
17/02/2017