facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Modelagem computacional
Modelagem computacional

Aluno do Campus apresenta trabalho no 10º Encontro Acadêmico de Modelagem Computacional

16710357_1242668805770681_1596311514_oNo último dia 02 de fevereiro, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) na cidade de Petrópolis/RJ, o aluno do 5º período de Engenharia de Computação do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Gustavo Resende Fatigate (de camisa preta na foto), apresentou na forma oral um trabalho no 10º Encontro Acadêmico de Modelagem Computacional, evento que envolveu a participação de alunos, docentes, pesquisadores e demais profissionais da área de Ciência e Tecnologia de todo o país. Além da apresentação oral, será publicado nos anais do evento um artigo relacionado ao trabalho apresentado por Gustavo. Intitulado “Um estudo de simulação de hipertemia com nanopartículas magnéticas”, o trabalho desenvolvido pelo aluno contou com a orientação do professor Rafael Neves (de camisa azul na foto), do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, e do pesquisador doutorando da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ruy Freitas Reis (de camisa verde).

O estudo do discente do Campus Poços aborda o impacto do aquecimento por nanopartículas no tecido canceroso. Para chegar aos resultados de sua pesquisa, Gustavo realizou uma simulação computacional, utilizando fórmulas de biotransferência de calor e os modelos de Pennes e de Meio Poroso, fenômenos de transporte de calor aplicados na Biologia. O aluno concluiu que houve 100% de necrose do tecido canceroso e 1,24% de necrose do tecido saudável com os dados iniciais de sua pesquisa. Gustavo explica que estudos sobre a hipertemia com nanopartículas magnéticas vêm sendo feitos há cerca de 60 anos, com o objetivo de tentar diminuir o tempo em que os pacientes com câncer se submetem aos tratamentos de radio e quimioterapia.

Gustavo e seus orientadores querem agora tornar a pesquisa mais completa, por meio de uma simulação tridimensional. O aluno do Campus Poços, que acaba de se tornar bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), destacou que foi muito produtivo participar do projeto: “foi um passo muito importante para mim, ainda mais sendo um projeto que pode ajudar muito a saúde das pessoas”. Sobre sua participação no evento de Petrópolis, mencionou que foi uma experiência muito válida: “pude trocar experiências e ideias com outros pesquisadores. Me ajudou bastante e me motivou a, cada vez mais, querer estudar esse assunto”.

Para o professor Rafael, a participação de Gustavo no encontro de Petrópolis foi bastante significativa: “acredito que a apresentação de um trabalho realizado por um aluno de iniciação científica da graduação em um evento onde, predominantemente, apresentaram-se mestrandos e doutorandos simboliza uma grande maturidade do projeto e do próprio Gustavo. A importância do aceite do trabalho em um evento organizado pelo maior e mais completo Laboratório de Computação Científica do Brasil traz um incentivo ainda maior para continuação e aumento da complexidade do projeto de pesquisa em curso. A colaboração com o pesquisador Ruy Freitas Reis, especialista na área de modelagem computacional, garante ao projeto a possibilidade de aprofundamento ainda maior na simulação dos processos físicos e biológicos de interesse”.

O Encontro

Criado em 2007, o Encontro Acadêmico de Modelagem Computacional do LNCC (EAMC/LNCC) é organizado pelos alunos da pós-graduação em Modelagem Computacional do LNCC em parceria com os alunos do mesmo curso da UESC, UFJF e UFF de Volta Redonda. O encontro é composto por plenárias, apresentações orais e minicursos com conteúdo de caráter multidisciplinar. Para saber mais, acesse: http://www.eamc.lncc.br/

Assista aqui à apresentação do Gustavo;

Foto, arquivos e informações: Gustavo Fatigate & Rafael Neves
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
20/02/2017