Home Notícias Orientação profissional
Orientação profissional

Campus oferta orientação profissional com psicóloga para formandos do Ensino Médio.

6.jpgO que você quer ser quando crescer?” Para quem está no terceiro ano do Ensino Médio, a resposta para esta pergunta nunca teve tanto peso. Ainda na adolescência, é chegada a hora de escolher qual profissão seguir. Mas, como chegar a uma escolha tão importante a tempo de participar do Exame Nacional do Ensino Médio e dos processos seletivos das universidades? Com o intuito de dar aquele apoio na hora de encontrar o melhor caminho, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas oferece um serviço de orientação profissional para os seus estudantes formandos do Ensino Médio. O trabalho é realizado pela psicóloga do Campus, Josirene de Carvalho Barbosa.

A orientação profissional foi iniciada em novembro do ano passado, com os terceiros anos dos cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e Informática. Até dezembro, foram realizados sete encontros, com duração de uma hora, duas vezes por semana. As atividades foram feitas em grupo. Para 2017, Josirene explica que a ideia é dar continuidade ao trabalho e que as turmas de formandos desses cursos já estão sendo contatadas, no sentido de levantar o número de interessados. “A intenção é que todos os anos este público específico possa usufruir deste trabalho, refletindo desde o início do ano sobre a profissão que deseja seguir, bem como sobre sua inserção no mundo do trabalho e na universidade”, mencionou.

Durante os encontros realizados em 2016, vários aspectos foram trabalhados com os alunos, como o autoconhecimento, a análise de interesses e habilidades pessoais, os fatores que influenciam na escolha, sentimentos e expectativas em relação ao vestibular e as dificuldades que surgem no processo de escolher. O grupo pôde fazer também um contato com o maior número possível de profissões, pesquisando sobre elas e entrevistando profissionais e estudantes de graduação. O intuito foi levar o jovem a ter uma visão global das profissões em seus diversos campos de conhecimento. Foram feitas ainda reflexões sobre a importância do trabalho na vida das pessoas e suas implicações sociais e discussões sobre os determinantes sociais a que estamos submetidos, bem como sobre fatores como a ascensão social e a divisão da sociedade em classes, aspectos relacionados à escolha da profissão.

2O processo de escolha da profissão não é algo simples, principalmente para o adolescente, podendo envolver dúvidas, anseios e dificuldades – sentimentos comuns neste processo. A orientação profissional busca facilitar essa escolha, auxiliando o jovem a compreender sua situação específica de vida, na qual estão incluídos fatores pessoais, familiares, econômicos e sociais. É a partir desta compreensão que ele terá mais condições de definir qual a melhor escolha - a escolha possível no seu projeto de vida. É de fundamental importância que o jovem aprenda não apenas escolher, mas refletir sobre suas escolhas, sobre o mundo do trabalho, sobre a sociedade da qual faz parte, não apenas com o objetivo de entrar no mercado de trabalho ou na universidade, ou ascender socialmente, mas de se perceber como cidadão, como profissional a serviço da transformação social", concluiu Josirene.

A ex-aluna do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus, Laureane Rossi, foi uma das participantes dos encontros de orientação profissional. Disse que não perdeu nenhum e que, por meio de desenhos, pinturas e colagens, pôde conhecer um pouco mais sobre suas habilidades. Destacou que as incertezas sobre qual carreira seguir foram diminuindo ao longo das atividades: “no início, tínhamos muitas dúvidas. Agora, estamos mais decididos”. Laurene afirmou ainda que, antes de participar dos encontros, estava insegura entre cursos de áreas bem distintas, como Botânica, Aviação e Psicologia, mas que, após a orientação profissional, viu que cursar Aviação e conciliar com uma carreira de escritora era a sua melhor opção: “descobrimos que temos que seguir o que a gente gosta, pois, assim, seremos realizados e felizes com o que a gente faz”.

Image folder specified does not exist!

Texto: Josirene Barbosa & Daniel Aroni
Fotos: Daniel Aroni