Home Notícias Iniciação Científica
Iniciação Científica

Aluna das Ciências Biológicas torna-se bolsista em laboratório da Comissão Nacional de Energia Nuclear

IMG_0776A aluna Janaína Flor, do 5º período de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, foi selecionada para ser bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) no Laboratório de Poços de Caldas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (LAPOC/CNEN).

Janaína disse que está empolgada com a nova experiência, pois irá trabalhar em sua área de interesse: “o Laboratório tem muitos equipamentos. Vou aprender muito lá”. A estudante acredita que o fato de já ter cursado a disciplina de Microbiologia, no 3º período do curso, contou bastante para ter sido selecionada.

Para conquistar a vaga, a estudante do Campus Poços participou de um processo seletivo que envolveu análise do histórico escolar e do Currículo Lattes, além de provas discursiva e prática e entrevista. Janaína explica que a prova discursiva continha questões sobre água e sustentabilidade, radioecologia e a interpretação e resumo de um texto em inglês. Na prova prática, a discente teve que, no laboratório, preparar uma lâmina com uma gota de água e focar uma das bordas da gota no microscópio.

Durante 20 horas semanais, Janaína irá atuar na área de radioecologia, desenvolvendo análises de espécies de macroinvertebrados (pequenos crustáceos) presentes na água, com o intuito de avaliar o nível de toxicidade e radiação. Com início no dia 06 de março, a bolsa terá duração de um ano, contando com a orientação da doutora do LAPOC, Heliana Azevedo Franco do Nascimento.

Foto e texto: Daniel Aroni
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas