facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Sustentabilidade
Sustentabilidade

IFSULDEMINAS se destaca em ranking internacional sobre as instituições mais sustentáveis do mundo:

5ª colocado entre as 14 instituições brasileiras que participaram da pesquisa

Post1000x1000 Ranking UI GreenMetric2016No final de 2016, foi divulgado pela Universitas Indonesia, o ranking internacional – UI GreenMetric World University Ranking, que sinaliza os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo. No ranking deste ano, a novidade foi a participação, pela primeira vez, de um Instituto Federal. De um total de 516 submissões de universidades de 74 países, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) conquistou a 217ª posição geral. Já entre as 14 instituições brasileiras participantes, ficou em 5º lugar

 

Para o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, "o resultado alcançado só foi possível devido a dedicação, comprometimento e profissionalismo de todos os campi e servidores envolvidos. E serve ainda como um grande estímulo para que possamos manter as ações já existentes e que novas ações sejam implantadas e contribuam para o fortalecimento da cultura sustentável em nossa comunidade acadêmica" (veja aqui o ofício enviado pelo reitor). 

Esta é a sétima edição do ranking, sendo a pontuação conferida segundo seis critérios principais: estrutura do campus e áreas verdes (15%), consumo de energia (21%), gestão de resíduos (18%), uso e tratamento de água (10%), políticas sobre transportes (18%) e atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente (18%). Os resultados são calculados a partir das informações fornecidas por meio do preenchimento de formulários.

O ranking evidencia a implementação de políticas relacionadas à sustentabilidade e preocupação ambiental nas instituições de todo o mundo. De acordo com os organizadores, as medidas tomadas pelas instituições precisam ser identificadas, pois podem servir de exemplo para a implementação de políticas sustentáveis e ecológicas. Espera-se que, chamando a atenção de dirigentes e demais partes interessadas, seja dada maior prioridade às energias limpas, conservação da água, combate à mudança climática global, reciclagem e temas relacionados.

De acordo Pamela Hélia de Oliveira, integrante do Plano de Logística Sustentável (PLS) houve um enorme esforço por parte dos servidores do IFSULDEMINAS para prestar as informações requisitadas pelo Green Metric. “O resultado obtido é um grande estímulo para que o Instituto mantenha as ações já existentes e planeje novas ações que contribuam para o fortalecimento da cultura sustentável em nossa comunidade acadêmica”, concluiu.

Pontuação

A pontuação do IFSULDEMINAS se destaca nos quesitos: Estrutura e áreas verdes com 1.216 pontos. Seguido do quesito consumo de energia com pontuação de 1.060. Outra área foi as atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente com 796 pontos. A pontuação total foi de 4.654.

Pontuação do IFSULDEMINAS no Green Metric
Categoria Pontos Máximo Procentagem
Infraestrutura e áreas verdes 1216 1500 81.07%
Consumo energético 1060 2100 50.48%
Gestão de Resíduos Sólidos 648 1800 36.00%
Uso e tratamento da água 380 1000 38.00%
Políticas de transporte 554 1800 30.78%
Atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente 796 1800 44.22%
Pontuação total 4,654 10000 46.54%
Ranking Mundial
Geral 217
Infraestrutura e áreas verdes 15
Consumo energético 84
Gestão de Resíduos Sólidos 407
Uso e tratamento da água 244
Políticas de transporte 418
Atividades acadêmicas
relacionadas ao meio ambiente
188

Fonte: UI Greenmetric Ranking, University of Indonesia, December 9th 2016

IFSULDEMINAS sustentável

solar_1Um dos projetos em destaque do IFSULDEMINAS é a instalação de placas fotovoltaicas que transformam a radiação solar em energia elétrica. O projeto, inovador e pioneiro, propõe a união de sustentabilidade à economia de recursos financeiros. (Saiba mais). A radiação solar, transformada em energia elétrica, permitirá uma economia de mais de R$ 600 mil por ano ao Instituto. Além disso, a energia solar é limpa e renovável, portanto apresenta muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, já que não emite gases poluentes ou outros tipos de resíduos. Cada sistema proposto gerará em média 104,88 MWh por ano. Desse modo, cada usina instalada evitará a emissão de 30.608 quilogramas de dióxido de carbono (CO2) ao ano no meio ambiente. 

No Campus Poços de Caldas, em atendimento ao Decreto 5940/2006, a Comissão para Coleta Seletiva Solidária é a responsável pela implantação e supervisão da separação dos resíduos recicláveis e pela destinação à Cooperativa Ação Reciclar, associação e cooperativa de catadores de materiais recicláveis na cidade. A Comissão, com a colaboração de alunos do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, é a responsável ainda pela elaboração semestral do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), documento que tem como objetivo traçar o panorama da geração de resíduos sólidos no Campus, apresentando inúmeros dados como os pontos geradores desses resíduos, a quantidade e tipo produzidos e as formas de acondicionamento e destinação. Além disso, mostra as ações preventivas de minimização da geração de resíduos bem como as futuras propostas de manejo. Nesse segmento, o Campus Poços conta ainda com o projeto Logística reversa de pilhas e baterias como ferramenta de educação ambiental” que, entre outras atividades, recolhe e destina de maneira adequada pilhas e baterias descartadas no Campus.

Já para esse ano, o IFSULDEMINAS assinará ainda o acordo de Cooperação com o “Plano Conservador da Mantiqueira” em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Extrema. Por meio desse projeto, todos os campi se tornarão núcleos incorporando suas áreas de abrangência. Os objetivos específicos deste plano consistem em: melhorar a capacidade de produção dos serviços ambientais, como a água, a conservação de solo, a biodiversidade, o sequestro de carbono, a manutenção da paisagem; melhorar a capacidade de resiliência dos municípios para enfrentar os danos causados pelas mudanças climáticas; fortalecer a governança ambiental nos municípios. (Confira mais ações de sustentabilidade do IFSULDEMINAS - clique e acesse).

Para o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, Paulo Roberto Ceccon, " é com grande satisfação que recebemos a notícia de estar entre as melhores instituições de ensino do mundo em temas relacionados ao bem estar e sustentabilidade, é com  orgulho que faço parte do IFSULDEMINAS. Ver que nosso trabalho está sendo valorizado, nos leva a buscar novos desafios relacionado à sustentabilidade, como os que já conseguimos e iremos conquistar em 2017 ".

O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli destacou que, “estamos nos consolidando como uma instituição que leva em conta em suas ações a questão da sustentabilidade. Já estamos nos preparando para incrementar ainda mais ações, para que em 2017, possamos estar entre as 100 melhores instituições do planeta em relação à preocupação ambiental". 

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS
09/03/2017