Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Aprovação no mestrado
Aprovação no mestrado

Gleycon da Silva é o 1º aluno de graduação do Campus aprovado em um mestrado federal

gleycon_3O Tecnólogo em Gestão Ambiental recém-formado pelo IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Gleycon Velozo da Silva, comemora a recente notícia de sua aprovação no mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Gleycon terá a orientação da professora da UNIFAL, Marina Wolowski Torres, que possui doutorado em Botânica pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas, além de experiência na área de Botânica, Ecologia e Evolução.

Com o intuito de se dedicar de maneira mais eficiente às aulas que começam no final de abril, o mestrando se prepara agora para se mudar para Alfenas. Confira, na entrevista abaixo, as expectativas do ex-aluno do Campus Poços de Caldas sobre essa nova fase de sua vida:

Assessoria de Comunicação (Ascom): Gleycon, o que você irá estudar no mestrado?

Gleycon: Vou desenvolver uma linha de pesquisa na área de Biodiversidade e Conservação. O meu tema será sobre a importância e contribuição das abelhas para a polinização do café na nossa região, especificamente na cidade de Alfenas e entorno. Vamos também avaliar e analisar a percepção dos agricultores rurais em relação ao meio ambiente e sobre as abelhas, para compreender se eles de fato entendem, por exemplo, que algumas técnicas, como o uso do agrotóxico, prejudicam os polinizadores de suas plantações.

Ascom: Quem você gostaria de agradecer por essa sua conquista?

Gleycon: Primeiramente, agradeço a Deus por ter colocado pessoas maravilhosas em meu caminho; minha família que sempre me apoiou e, mesmo no aperto, sempre me dando forças para eu concluir minha graduação. Agradeço a todos os professores do curso de Gestão Ambiental. Deram aulas de forma dinâmica e sem “decoreba”. Aprendi muito com todos eles e essa conquista se deve às boas aulas que tive durante a graduação. Agradeço também ao professor Thomaz Alvisi de Oliveira, que me enviou materiais para estudo durante as férias. E destaco, em especial, duas professoras: no início da graduação, tive o apoio da professora Heidi Jancer Ferreira em um projeto de extensão, o qual teve peso na hora de avaliarem meu currículo lattes; e não poderia jamais me esquecer da minha mentora e grande amiga que se tornou durante esses 3 anos de graduação, a professora Nathalia Luiz de Freitas, desde o início da graduação, me ajudou com minhas palestras que eu dava em escolas sobre Educação Ambiental, foi uma pessoa que sempre acreditou em mim e, juntos, conquistamos uma bolsa de iniciação científica fomentada pela FAPEMIG, foi minha orientadora no TCC e, graças aos conselhos dela, eu realmente me animei em já terminar o curso e ir direto para um mestrado, me deu dicas e me ajudou com materiais, enfim, parte dessa conquista eu dedico à Nathalia! Agradeço ao professor Hugo Bolzani como coordenador do meu curso, aos meus colegas discentes que sempre se fizeram presentes, nossa turma era bem unida e um colaborava com o outro nas dificuldades e ao aluno Weslley Rabelo, do 3º período da Gestão Comercial, este me deu carona por um ano sem me cobrar um centavo e, além de tudo, nos tornamos bons amigos.

Ascom: Você tem um sentimento de gratidão pelos estudos e vivências que você teve no Campus Poços?

Gleycon: Tenho com toda certeza, tanto que, quando vi que fui aprovado no vestibular, eu resolvi deixar de trabalhar com carteira assinada para me dedicar aos estudos, não foi fácil, talvez tenha sido o maior sacrifício que tenha feito na graduação. Mas me dediquei ao máximo e, com o tempo, vieram as bolsas em dois projetos, um com a professora Heidi e, na sequência, com a professora Nathalia. Com isso, passei mais tempo no Campus, aprendendo coisas diferentes e interagindo com outros professores, mesmo sem serem do meu curso.

Ascom: Quais são suas expectativas para o mestrado?

Gleycon: Estou muito feliz com essa aprovação e surpreso também, afinal, escolhi uma só universidade e passei na primeira tentativa, tive uma única chance e soube aproveitá-la! As expectativas são ótimas. Infelizmente, por hora, não consegui bolsa, vou passar bastante aperto nesse semestre, mas nada que tire meu foco.

Ascom: E quais são seus planos e sonhos? Deseja engatar com um doutorado nessa área e depois prestar concurso para ser professor?

Gleycon: Penso em fazer doutorado, sim. A área especificamente ainda não decidi, mas creio que será com essa linha de pesquisa de conservação. Durante a graduação, descobri em mim um perfil voltado para pesquisas e estar envolvido com alunos. Então, há sim essa grande possibilidade de eu tentar passar em um concurso futuramente e, quem sabe, espelhar outros a dedicarem e darem seu melhor para irem além e alcançarem seus sonhos!

O aluno Gleycon

gleycon_2Gleycon da Silva é egresso da primeira turma de Tecnologia em Gestão Ambiental, o primeiro curso de graduação do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Estudou no Campus de fevereiro de 2014 a dezembro de 2016. Durante sua graduação no Campus, esteve envolvido com projetos de pesquisa e extensão, além de ter participado e publicado em eventos científicos.

Gleycon foi o primeiro aluno de graduação do Campus a se tornar bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), com orientação da professora de Língua Portuguesa, Nathalia Freitas. A pesquisa buscou associar, interdisciplinarmente, referenciais teóricos da Linguística e das Ciências Ambientais. Gleycon e Nathalia identificaram padrões de percepção ambiental sobre o discurso sustentável da água na região de Poços de Caldas, conforme as perspectivas populacional, midiática e governamental. De acordo com a professora Nathalia, “os dados geraram resultados bastante interessantes, principalmente dos pontos de vista socioambiental e discursivo, sobre como as pessoas conceptualizam e, consequentemente, aceitam ou discordam das práticas de sustentabilidade voltadas aos recursos hídricos na região”. Sobre o aluno Gleycon, a docente do Campus só tem elogios: “além do projeto de iniciação científica, orientei o trabalho de conclusão de curso do Gleycon, quem, em ambas as situações, foi um excelente acadêmico, empenhando-se em estudar e aprender sobre arcabouços teórico-metodológicos de uma área totalmente diferente da sua. Não só como meu orientando, mas também como aluno da disciplina que ministrei para a sua turma, Gleycon teve ótimo desempenho, destacando-se. Sou particularmente orgulhosa por todo o desenvolvimento e crescimento acadêmico, e certamente pessoal, que o Gleycon vem tendo. Estou certa de que ele irá muito longe”.

Quem também está muito feliz com a aprovação do Gleycon no mestrado é o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Poços, o professor Hugo Bolzani: "fico contente e orgulhoso em ver um aluno da primeira turma de formandos do curso de Gestão Ambiental ingressando em um programa de mestrado. Isso mostra que, apesar do curso ser voltado para a área técnica, também tem um perfil científico e que pode ser usado como contribuição para a sociedade. A forma que o aluno passa pela graduação vai definir o seu futuro no mundo do trabalho. O Gleycon sempre enriqueceu o seu currículo com atividades extracurriculares durante os 3 anos de curso, como participação em projetos de pesquisa e extensão e publicação de trabalhos em eventos técnico-científicos. Isso, com certeza, se tornou um diferencial para a sua aprovação no mestrado".

Texto: Daniel Aroni 
Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
15/03/2017