Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 12h23 | Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 10h26 | Acessos: 2319

Projeto de extensão do campus leva atividades socioeducativas e entretenimento para escola da cidade

Através de brincadeiras, atividades lúdicas e socioeducativas, o projeto de extensão Calendário Social, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, levou diversão, conscientização, prevenção e ciências para os alunos do ensino fundamental I e II da Escola Municipal Professora Nicolina Bernardo, no Marco Divisório. A ação, que fez parte da Semana da Família na Escola, abordou temas como combate às drogas, empatia, saúde e higiene.

IMG 20191016 WA0075

A trupe "O Mundo dos Palhaços" foi uma das atrações na ação realizada na E.M. Prof.ª Nicolina Bernardo.

As atividades promovidas pelo IF contaram com a parceria da Comunidade Terapêutica São Francisco, que cedeu seu terapeuta, o master coach Renato Martins, para ministrar uma palestra sobre prevenção às drogas. Também foram parceiros no evento os alunos do Campus Poços integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que fizeram experimentos e demonstrações com maquetes sobre densidade, reações químicas, expondo ainda alguns exemplares de animais utilizados em aulas de Ciências Biológicas. “A gente veio mostrar um pouco das diferenças das características de lula, polvo, escorpião… A gente fala também um pouco da importância ecológica que eles têm, já faz uma educação ambiental com as crianças e instiga um pouco a curiosidade deles”, comentou Isabela Rossi, aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, integrante do PIBID e do Projeto Calendário Social.

Com os alunos do ensino fundamental I, que envolve as turmas do 1º ao 4º ano, a equipe do Calendário Social realizou um trabalho mais lúdico e socioeducativo. Entrou em cena a trupe de palhaços de “O Mundo dos Palhaços”, que já havia se apresentado durante o Programa Expedição IFSULDEMINAS, em Espírito Santo do Dourado/MG. Por meio de brincadeiras, música, encenações e muito entretenimento, os palhaços levaram até as crianças mensagens importantes sobre higiene, saúde bucal, educação no trânsito, empatia e diversidade. “Estamos iniciando esse projeto de levar as nossas atividades, que a gente desenvolve durante o Expedição IFSULDEMINAS e dentro do próprio Campus Poços, para outras escolas e outras cidades. Em 2018, nós levamos atividades em algumas instituições e, agora, a gente voltou, levando essas atividades socioeducativas para as escolas públicas. O intuito do projeto é trabalhar sempre o socioeducativo e atingir as crianças, principalmente através do trabalho lúdico”, explicou o coordenador do Projeto Calendário Social, o assistente social do campus, Fábio Geraldo de Ávila.

IMG 20191016 WA0067

Os licenciandos do IF também realizaram experimentos científicos, chamando a atenção dos alunos da escola.

A ação promovida pelo projeto Calendário Social do IF na Escola Municipal Professora Nicolina Bernardo fez parte da Semana da Família na Escola, evento promovido pela própria escola. “É a prática na sala de aula. Os alunos do IF aprendem lá nos cursos superiores e vêm trazer para mostrar para os meninos. Então, é grandioso”, destacou Fábio Albuquerque, diretor da Escola Nicolina Bernardo.

Destaque na mídia

A ação do Projeto Calendário Social na Escola Nicolina Bernardo foi destacada em reportagem da TV Plan. Assista a seguir:

Confira as fotos da ação do Projeto Calendário Social!

Fotos: equipe do Projeto Calendário Social
Texto: ASCOM - Poços de Caldas