Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 13h28 | Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 10h25 | Acessos: 2631

Estudantes e professor da Engenharia de Computação desenvolvem produto, resultando no depósito de patente e registro de três sistemas de software.

Em 2018, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e a empresa Aclin, de Belo Horizonte, firmaram uma parceria para desenvolver um sistema de Transporte Hospitalar Autônomo Suspenso (THAS). A parceria foi implementada entre o docente do curso de Engenharia de Computação do Campus Poços de Caldas, prof. Rodrigo Lício Ortolan, e o sócio da empresa Aclin, Daniel Gomes de Moura. Desde 2018, o IFSULDEMINAS vem desenvolvendo todo sistema de software e hardware para o projeto, por meio dos discentes de iniciação científica do curso de Engenharia de Computação, Gabriel de Carvalho Baldão e Cristiano Furtado Fagundes.

1

Os discentes Cristiano e Gabriel atuaram diretamente no desenvolvimento do sistema.

O projeto resultou no depósito de sua patente e o registro de três sistemas de software junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que são eles: Sistema Mobile para Pedidos do THAS, Sistema Embarcado do THAS e Sistema Servidor do THAS. Durante esse período, os estudantes Cristiano e Gabriel tiveram a oportunidade tanto de se envolver com a pesquisa no desenvolvimento do produto, quanto de vivenciar o processo do mercado empresarial, apresentando o produto em feiras e exposições, já que também são autores na patente e no registro dos softwares.

O produto foi apresentado pelos discentes em 2018 na Expo-Hospital Brasil (em Belo Horizonte) e, em 2019, na Feira Hospitalar (em São Paulo), sendo essa última de alcance internacional e a maior feira da América Latina neste setor. Todo projeto foi desenvolvido no Laboratório de Tecnologia e Inovação (LATIN) do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

Confira os vídeos sobre o THAS!

Fotos, texto e vídeos enviados pelo Prof. Rodrigo Ortolan
Curso de Bacharelado em Engenharia de Computação