Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 14h44 | Última atualização em Segunda, 06 de Janeiro de 2020, 14h08 | Acessos: 1240

Campus Poços de Caldas recebe palestra sobre violência na escola. Confira como foi!

A mestre e doutoranda em psicologia educacional pela UNICAMP e ex-secretária de Educação de Poços de Caldas, Flávia Vivaldi, ministrou uma formação, com o tema “violência na escola”, para servidores do Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Poços de Caldas. Durante o encontro, Flávia comentou sobre as manifestações de violência mais presentes nas escolas e como os servidores podem agir no combate e prevenção desses conflitos.

IMG 5107

Flávia Vivaldi comentou sobre as manifestações de violência mais presentes nas escolas.

A psicopedagoga definiu bullying e cyberbullying e explicou como reconhecer e auxiliar as vítimas desses tipos de violência, bem como reconhecer e lidar com os agressores. “O ambiente educacional, seja na universidade ou seja nas escolas, precisa ter uma qualidade nas relações interpessoais para garantir que os avanços escolares e acadêmicos aconteçam”, salientou Flávia. Sobre o resultado do encontro, a doutoranda salientou que foi muito positivo: “foi um encontro bastante rico. Nós tivemos a oportunidade de perceber o interesse dos profissionais do Instituto Federal e, inclusive, o compromisso do diretor de tornar mais sistemático o estudo sobre essa temática, colocando a possibilidade de também desenvolver na universidade um trabalho de prevenção contra a violência”.

A palestra de Flávia no IF foi resultado de um convite feito pela Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil do Campus Poços (CPAE). De acordo com a coordenadora da CPAE, Simone Borges, a ação não foi isolada, pois o intuito é promover atividades constantes e preventivas: “estamos batalhando de todas as formas, tanto para fazer a orientação e conscientização dos alunos como também dos servidores, para que eles, quando observarem a possibilidade de estar acontecendo algum tipo de violência, saibam definir essa situação e saibam como agir”.

Confira as fotos!

ASCOM - Poços de Caldas