Home Notícias Compostagem Industrial
Compostagem Industrial

Alunos do Campus conhecem processo de compostagem industrial feito por empresa de Machado

IMG_20170311_100056333-001No dia 13 de março de 2017, alunos do 5° período dos cursos de Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas tiveram a oportunidade de conhecer a empresa Terra de Cultivo e o seu processo de compostagem industrial para conversão de resíduos orgânicos em fertilizantes orgânicos, utilizados na agricultura. A atividade, de caráter multidisciplinar, atendeu as áreas de Microbiologia Ambiental e Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos, cujos responsáveis no Campus são os docentes Alexandra Cruz e Hugo Bolzani, respectivamente.

A empresa Terra de Cultivo, sediada próximo à Machado, iniciou as atividades em 2010 e, considerando o tratamento de resíduos gerados pelas indústrias de diversos segmentos, como restos animais, vegetais, alimentícios, atualmente ocupa posição de destaque no cenário nacional, sendo reconhecidamente de grande importância ambiental.

A empresa recebe em torno de 12.000 toneladas/mês de resíduos provenientes de aproximadamente 40 empresas sediadas no estado de São Paulo e na região Sul de Minas Gerais e, atualmente, cerca de 60 tipos diferentes de resíduos são convertidos em biofertilizantes através de metodologias próprias desenvolvidas por meio de pesquisas apoiadas pela Terra de Cultivo.

A aluna Eloiza Ferreira, do curso de Biologia, destaca que “a visita proporcionou esclarecimentos do plano de gestão de uma empresa, que trabalha de forma a contribuir com o meio ambiente e que transforma o conhecimento de um processo biológico no seu sistema de vida social, financeiro e ideológico”. O estudante do curso de Gestão Ambiental, Paulo Batista, pontua que “a visita foi interessantíssima, produtiva, esclarecedora e inspiradora. A contribuição foi mais na área da perspectiva, pois estava um pouco desanimado de como colocaria em prática os conhecimentos adquiridos e fiquei bastante esperançoso após o que vi”. Paulo considerou ainda que o anfitrião, Raphael Oliveira, foi muito educado, dedicado e não deixou pergunta sem resposta.

Para Cleonice Teodoro, “a visita foi bastante importante, pois permitiu conhecer todo o sistema de uma compostagem em grande escala, desde a chegada do resíduo, passando pelas diversas etapas de seu processamento até a embalagem do produto final, os biofertilizantes. Através de informações fornecidas pelo atencioso representante da empresa Terra de Cultivo (Raphael), foi possível ratificar os ensinamentos sobre documentação, licenças, auditorias internas e externas que estamos recebendo atualmente nas aulas de Resíduos Sólidos. Quanto mais visitas técnicas, melhor. Elas são sempre bem-vindas.”

De acordo com o prof. Hugo, a visita proporcionou uma maior qualidade para a disciplina de Resíduos Sólidos, atualmente oferecida aos alunos da Gestão Ambiental. Conteúdos que eles irão estudar já foram vistos na prática, facilitando ainda mais o aprendizado dos alunos. Para a professora Alexandra Cruz “foi uma excelente oportunidade de agregar conhecimento prático aos assuntos teóricos que são abordados ao longo da formação de um gestor ambiental e um biólogo”.

O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, em nome dos docentes e alunos, agradece imensamente toda a disponibilidade da empresa Terra de Cultivo em receber os nossos estudantes e reconhece a excelente receptividade demonstrada por todos os funcionários, em especial ao Analista Ambiental, Raphael Oliveira, que conduziu os alunos nas dependências da empresa, sempre se mostrando bastante solícito em responder todos os questionamentos levantados, e ao responsável técnico pela compostagem, o professor Sérgio Santana, que viabilizou a realização da visita junto à empresa.

camera face_icone_transparenteConfira todas as fotos da Visita Técnica em nossa página no Face! Curta e compartilhe!

Texto: Profa. Alexandra Cruz
Fotos: Alexandra Cruz e Hugo Bolzani