Home Notícias Instâncias participativas
Instâncias participativas

Comunidade escolar participa de debate sobre as instâncias participativas no IFSULDEMINAS

IMG_1410No último dia 20 de março, representantes da comunidade escolar do Campus Poços de Caldas estiveram no auditório para um debate sobre as “instâncias participativas no IFSULDEMINAS”. Participaram do encontro o diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal, Paulo Roberto Ceccon, o servidor Nelson Damião, a professora Sylvana Almeida, os discentes Renan Gomes e Gustavo Fatigate e o membro do Grêmio Estudantil, Samuel Malaquias. A intermediação foi do servidor Fábio Geraldo de Ávila.

O evento de iniciativa do Setor de Assistência ao Educando (SAE) e do projeto “Calendário Social no Cotidiano Escolar” foi prestigiado por alunos e servidores. O objetivo foi apresentar as instâncias participativas no IFSULDEMINAS, como órgãos colegiados e comissões que definem os rumos da instituição e que contam com a atuação direta de representantes da comunidade escolar. Debateu-se ainda sobre gestão participativa, protagonismo estudantil, família na escola, entre outros assuntos.

Abrindo o debate, foi exibido o vídeo produzido pelos estudantes do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio para a disciplina “Empreendedorismo e Gestão”, da professora Sylvana Almeida. O vídeo mostra depoimentos de alunos e servidores do Campus sobre democracia escolar, valorização dos servidores e movimento estudantil (assista aqui). De acordo com a professora Sylvana, “o debate foi muito importante, pois os assuntos que envolvem gestão participativa e democracia são essenciais para o cotidiano escolar. As pessoas precisam estar envolvidas nas questões cotidianas da sociedade, ter soluções criativas e inovadoras. Precisam também da participação dos estudantes e responsáveis, toda comunidade do entorno, a sociedade, as empresas e, internamente, os discentes e docentes. Essa participação compartilhada gera resultados, o controle efetivo das contas e faz com que a instituição de ensino tenha a cara da comunidade”. Disse também que as questões de democracia e cidadania estão interligadas com a legislação e que é muito importante que os alunos tenham contato com as leis desde cedo, para que se sintam familiarizados e empoderados a tomarem decisões: “quanto mais aproximarmos os estudantes das instâncias participativas, mais terão vozes para expor suas opiniões”.

Para o assistente social e intermediador do debate, Fábio de Ávila, “a experiência foi interessante para a comunidade escolar, pois tivemos a presença do diretor de Desenvolvimento Institucional, ele tirou as dúvidas dos discentes em relação ao protagonismo estudantil e debatemos a falta de participação dos alunos. A palestra serviu como incentivo aos estudantes sobre a participação no Campus” Por último, afirmou que “debates como esse devem acontecer sempre para que mais pessoas possam conhecer a democracia e como esta funciona”.

camera face_icone_transparenteConfira aqui algumas fotos do debate!

E assista a alguns trechos do evento!

Fotos, texto e vídeo: Carollina Nunes (estagiária)
Revisão: Daniel Aroni
29/03/2017