Publicado: Segunda, 06 de Janeiro de 2020, 16h05 | Última atualização em Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 19h17 | Acessos: 2152

Discentes de Gestão Ambiental desenvolvem atividades práticas em Gestão de Resíduos Sólidos

No contexto da disciplina “Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos”, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Liane Nakada, alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas participaram de diversas atividades práticas ao longo do segundo semestre de 2019.

A primeira atividade foi realizada em agosto e envolveu a determinação da composição gravimétrica dos resíduos gerados em 01 dia letivo no campus, bem como a determinação de características físicas dos resíduos, como densidade e teor de umidade.

1

2

Compostagem

No dia 14 de setembro, os alunos participaram de um curso de compostagem pelo método UFSC, realizado no Pátio Didático de Compostagem, instalado no Jardim Botânico de Poços de Caldas. O curso foi ofertado no âmbito do Projeto de Extensão DeCompondo-UNIFAL – Campus Poços de Caldas, coordenado pelo Prof. Dr. Thales Tréz.

3

4 ok

5

IF Composta

No dia 25 de outubro, uma oficina de compostagem foi oferecida no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, também no contexto do Projeto DeCompondo-UNIFAL. Estiveram presentes integrantes da Comissão para Coleta Seletiva Solidária do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Profa. Dra. Carolina Moreira e Profa. Dra. Liane Nakada. Na ocasião, uma leira de compostagem pelo método UFSC foi implantada no campus do IF, dando início ao IF Composta, projeto de extensão de cooperação interinstitucional entre o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e a UNIFAL - Campus Poços de Caldas. Para mais informações sobre a oficina de compostagem, acesse: http://ifbonillo.org.br/compostagem-metodo-ufsc-if-pocos-de-caldas/

6

7

8 ok

9

10

No dia 09 de novembro, os alunos participaram de uma visita técnica à Cultivar Soluções Ambientais, em Machado/MG, onde tiveram a oportunidade de conhecer uma unidade de compostagem em escala industrial.

11

12

Fotos e texto enviados pelo Profa. Dra. Liane Nakada.
Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas