Publicado: Segunda, 06 de Janeiro de 2020, 16h59 | Última atualização em Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 19h17 | Acessos: 2468

Alunas de Ciências Biológicas realizam ações de educação ambiental em escola rural de Poços de Caldas

No dia 20 de novembro de 2019, as alunas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas e também voluntárias do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental (IFB), Ana Maria dos Santos Ferreira, Lucy Vania Martins e Natália Vicentino, realizaram uma intervenção ambiental na Escola Municipal Dona Lúcia Sacoman Junqueira, localizada na zona rural de Poços de Caldas, na Fazenda Aparecida.

educacao ambiental zona rural pocos IFB 6

As ações de educação ambiental beneficiaram crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano.

Na ocasião da intervenção, as educadoras ambientais responsáveis pelas ações realizaram uma roda de conversa informal com os alunos do 6° ao 9° ano, seguida de atividades teóricas e práticas, com o objetivo de conhecer a realidade dos moradores da zona rural com relação ao saneamento básico, mais especificamente a coleta e tratamento de esgoto e disposição e gestão de resíduos sólidos.

A partir deste diagnóstico informal inicial, foram desenvolvidas interferências educacionais sobre o tratamento adequado de efluentes e gestão de resíduos, com o incentivo e conscientização sobre a importância da implementação de fossas sépticas, reciclagem de materiais e disposição de lixo.

Os alunos viram na prática a quantidade de resíduos gerados na escola, participaram de palestras e produziram materiais de conscientização que foram espalhados pela escola. “Esta iniciativa foi muito positiva, tanto para os alunos quanto para a comunidade em geral, que começa a perceber a importância da conservação ambiental. Os alunos adoraram as atividades!”, comenta a diretora da escola, Angélica, que recebeu as educadoras com muito carinho e alegria.

Esta iniciativa partiu de conversas entre as educadoras ambientais com a engenheira ambiental e conselheira técnica do IFB, Marielle Rezende de Andrade, que não hesitou em contatar os responsáveis pela zona rural de Poços de Caldas, a coordenadora da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Vanessa Barzagli, e o vice-prefeito e também titular da SMDET, Flávio Faria, que se mostraram muito preocupados e engajados com a atual situação relativa ao saneamento rural. “É muito importante ações de conscientização ambiental na zona rural pois na maioria das vezes os moradores não tem conhecimento dos impactos relativos ao esgoto e lixo nos rios e córregos”, comenta Vanessa, que se mostrou muito disposta a colaborar com as ações.

“Foi uma experiência muito positiva, onde conseguimos levantar aspectos que não tínhamos ideia. A coleta de resíduos sólidos passa a cada 15 dias no local e a maior parte dos alunos disse que o lixo é queimado, o que indica que temos muito trabalho pela frente, em especial sobre compostagem e tratamento de esgoto”, comenta a graduanda em Ciências Biológicas e educadora ambiental Natália Vicentino.

Preliminarmente a esta intervenção, foi realizada uma reunião com os envolvidos no dia 18 de outubro, seguida por uma visita local no dia 7 de novembro, onde as ideias começaram a se moldar.

Confira algumas fotos:

Fotos e texto enviados por Marielle Rezende de Andrade.
Engenheira Ambiental e Conselheira Técnica do IFB.
Fonte: portal do IFB.
Publicado em 06/01/2020.