Home Notícias Oficina de Pintura
Oficina de Pintura

Inscrições abertas de 10 a 20/04 para o Curso de História da Arte e Oficina de Pintura

oFICINA_DE_PINTURA

Inscrições abertas de 10 a 20/04/2017 para o Curso de História da Arte e Oficina de Pintura do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Faça sua inscrição gratuita na secretaria do Campus: Avenida Dirce Pereira Rosa, 300, Jardim Esperança.

O curso é gratuito e não tem pré-requisitos.

Documentos para inscrição: CPF e endereço.

Serão ofertadas 15 vagas, que serão distribuídas por ordem de inscrição.

As aulas acontecerão às quartas-feiras, das 13h00 às 17h00, no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

Início do curso: 03/05/2017.

Objetivo: Oportunizar aos participantes um contato inicial com a História da Arte e a teoria e prática da pintura, bem como estimular a criatividade, a imaginação, a percepção visual e, principalmente, proporcionar a integração e inclusão, o autoconhecimento e a autovalorização de seus participantes e da arte produzida nas escolas.

Público-alvo: O curso é destinado a todos que desejarem adquirir conhecimento em História da Arte e habilidades em pintura. Busca atender a comunidade escolar e a comunidade externa.

Módulos do curso:

O Curso de História da Arte e Oficina de Pintura oferecerá:

História da Arte

Conteúdo teórico sobre história da arte, abrangendo os períodos artísticos desde a pré-história até a atualidade (Pré-história, Arte Egípcia, Arte Grega, Arte Romana, Arte Bizantina, Arte Gótica, Renascimento, Barroco, Rococó, Neoclassicismo, impressionismo, expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, Abstracionismo, Pop Art, Op Art e Hiper-realismo.

Carga horária: 08 horas (podendo ser expandida de acordo com os interesses do grupo).

b2c28e0eeec015eeed96cc5acde56aa4História dos materiais

Oferece um conhecimento teórico sobre a origem e evolução dos materiais usados para a pintura desde a pré história até a atualidade (carvão, aquarela, tinta acrílica, tinta a óleo e outros).

Carga horária: 02 horas.

Contexto escolar e a Arte Educação

História da arte educação no Brasil, problemática do ensino de arte, processos criativos e ações educativas através da arte.

Carga horária: 02 horas.

Técnicas de pintura

Vivência e experimentação da prática da pintura com diferentes suporte e materiais

Carga Horária: 30 horas

Produção e montagem de exposições e outros eventos artísticos e culturais

Teoria e prática da montagem de exposições e eventos artísticos

Carga horária: 04 horas

Curadoria de arte

Classificação por estilo, época, técnica, temática, dentre outros.

Carga horária: 04 horas

Metodologia: aulas práticas com o auxílio de equipamentos tecnológicos e internet, oficinas práticas com montagem de uma exposição e outros meios de potencialização do aprendizado, como visitas a galerias e outros espaços de arte.

Obs.: A carga horária dos módulos pode ser estendida de acordo com os interesses dos participantes do curso. Mais informações na aula inaugural dia 03/05/2017, às 13h00 no IFSULDEMINAS.

Postado dia 05/04/2017, às 16:32