Home Notícias Pro-BID Biologia
Pro-BID Biologia

Projeto Pro-BID do curso de Ciências Biológicas do Campus inicia suas atividades

No dia 30 de março, ocorreu no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas a primeira reunião do projeto selecionado pelo Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pro-BID) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus. O projeto denominado “Desenvolvimento e aprimoramento do letramento científico em Ciências e Biologia em alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas” tem como objetivos a formação inicial docente de qualidade junto aos alunos da licenciatura; articular o trabalho de formação docente que é realizado pelo IFSULDEMINAS ao trabalho docente nas escolas de educação básica; propiciar aos licenciandos a reflexão crítica sobre o contexto e as condições de ensino e de aprendizagem nas escolas de educação básica; potencializar a pesquisa e fortalecer o debate em torno das questões educacionais e relativas ao trabalho docente; articular as escolas de educação básica de seu entorno, a fim de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos matriculados nestas escolas.

IMG_1452A reunião, com o propósito de discutir os objetivos e as ações do projeto, foi conduzida pela coordenadora Isabel Ribeiro do Valle Teixeira e as coorientadoras, Carolina Mariane Moreira e Alexandra Manoela Oliveira Cruz, e contou com a participação dos bolsistas alunos Alexsander Michel Dias Lima, Nádia Regina Ernesto Pereira, Luiza Ediodato de Sousa, Ludimilla Fernanda dos Santos Reis, Fernanda Maria Corrêa e Raquel Godoi, a estudante extensionista voluntária, Marcela Eduarda C. Silva e a bolsista da escola pública municipal, a professora Clair Aparecida Poiatt.

Os encontros terão periodicidade semanal, ocorrendo em dois dias, com a realização de duas ações: uma de desenvolvimento de novas metodologias no ensino de ciências e biologia, baseado em investigação, em que os conhecimentos serão produzidos pelos próprios estudantes por meio de solução de um problema. Estas atividades serão desenvolvidas todas às quartas, a partir das 13h30, e contarão com alunos das Escolas CAIC, VItalina Rossi, Helen Keller, e CEDET. A outra ação será desenvolvida nas escolas, por meio de desenvolvimento de projetos científicos e apoio a feiras de Ciência e outras atividades relacionadas.

O projeto está em pleno funcionamento nas escolas participantes, de forma a atender estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O período de realização será de março a dezembro.

De acordo com a professora Isabel, “as expectativas são as melhores possíveis, pois o grupo envolvido é muito bom. Com certeza, teremos muitos resultados interessantes, principalmente em relação à grande beleza que envolve a profissão de ensinar”.

Conheça as escolas públicas participantes do projeto e seus locais de execução:

A) CAIC Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto

Endereço: Av. Dirce Pereira Rosa, s/n - Jardim Esperança

Representante: Diretora Profa. Lígia de Podesta

B) Centro de Atendimento Educacional Especializado Helen Keller

Endereço: Rua Louis Braille, 18 - Residencial Paineiras

Representante: Cleusa Carvalho Polla

C) CEDET (Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento

Endereço: R. São João da Boa Vista, 267 - Jardim dos Estados

Representante: Paulo Basso

camera face_icone_transparenteConfira aqui todas as fotos da reunião!

Fotos: Carollina Nunes (Estagiária)
Texto: Heliese Pereira
05/04/2017