Home Notícias Identidade indígena
Identidade indígena

Projeto Calendário Social no Cotidiano Escolar apresenta palestra e roda de conversa sobre identidade indígena.

imagem_interna

Este mês, que é comemorado o Dia do Índio, o Projeto Calendário Social no Cotidiano Escolar sob o tema Formação Histórico Cultural Brasileira apresentará no dia 27 de abril a palestra “A identidade indígena em questão no contexto do Povo Xucuru Kariri, Caldas-MG”, seguida de roda de conversa. O objetivo é debater a questão indígena na contemporaneidade. Com o propósito de promover a interação dos participantes com os elementos da cultura indígena, o evento contará com apresentação cultural e exposição de artesanatos do Povo Xucuru Kariri.

O evento é uma realização do Projeto Calendário Social no Cotidiano Escolar, coordenado pelo servidor Fábio de Ávila em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas.

Haverá arrecadação de 1kg de alimento não perecível que será destinado ao Povo Xucuru Kariri.

PROGRAMAÇÃO

12h:30 – Palestra "A identidade indígena em questão no contexto do Povo Xucuru Kariri, Caldas - MG."
Beatriz Sales da Silva
Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Unicamp).

13h:20 - Roda de conversa

Alexandre Carvalho de Andrade
Doutor em Geografia. Professor do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.
Édna Leite Ramos
Ativista da causa indígena e Militante da Marcha Mundial das Mulheres.
Jânio F. do Nascimento (Jal)
Representante do Povo Xucuru Kariri.
Lilian Fernandes
Oceanógrafa e Educadora Ambiental – IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.
Rosimar Prado Carvalho
Superintendente Regional de Ensino da Superintendência de Poços de Caldas.

14h:10 - Apresentação cultural e exposição de artesanatos dos representantes do povo Xucuru Kariri.

Exposição de painéis com fotos do povo Xucuru Kariri, acervo da Superintendência Regional de Ensino (SRE).

15h - Encerramento

flyer_sobre_o_evento