Home Notícias Doutorado defendido
Doutorado defendido

Docente do Campus celebra defesa de doutorado em Engenharia Florestal pela Federal de Lavras.

Defesa_AllanNa última terça-feira, 25 de abril, o professor Allan Arantes Pereira defendeu a tese de doutorado em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Lavras (UFLA), intitulada “Mapeamento automático de queimadas no bioma Cerrado utilizando sensores orbitais”. Participaram da banca de defesa os professores doutores Luis Marcelo Tavares de Carvalho da UFLA (orientador), Alberto Setzer e Fabiano Morelli do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Renata Libonati da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o professor José Miguel Pereira do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa (ISA). A principal contribuição científica da tese foi o desenvolvimento de um algoritmo automático para mapear queimadas no bioma Cerrado. A metodologia desenvolvida possibilitará mapear de forma automática, áreas queimadas neste bioma, fornecendo informações importantes para estudos sobre ecologia do Cerrado, o efeito das queimadas no aquecimento global e gestores ambientais. A tese foi desenvolvida através de uma parceria entre o IFSULDEMINAS, UFLA, INPE, ISA e a UFRJ no âmbito do projeto Ciências sem Fronteiras chamado “Desenvolvimento de mapas de áreas queimadas no Brasil utilizando dados diários do sensor PROBA-V” financiado pelo CNPq.

O professor Allan também contou com o auxílio da CAPES através Programa de Formação Doutoral Docente, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS. Parte de seu doutorado foi realizado no Instituto Superior de Agronomia em Lisboa, onde trabalhou por um ano sob a supervisão do professor Dr. José Miguel Pereira, através do programa Ciências sem Fronteiras.

Texto e foto: Allan Arantes Pereira
28/04/2017, às 10:21